Transfira as Informações de um Formulário do Google Forms para Sua Planilha no Google Sheets

Transfira as Informações de um Formulário do Google Forms para Sua Planilha no Google Sheets

Antes de mais nada, saiba que precisamos juntos entender o que é um formulário do Google Forms e uma planilha do Google Sheets.

O Google Forms, trata-se de uma ferramenta do Google que permite criar pesquisas, formulários e testes, onde ao compartilhar o link deste formulário, as pessoas que o acessarem poderão responder os questionamentos realizados, assim, você poderá concluir relatórios com essa base de dados adquirida.

Porém, já o Google Sheets (ou Planilhas Google), é um aplicativo do Google que permite criar arquivos de planilhas online, nos quais podemos compartilhar com outras pessoas, normalmente, utilizamos as planilhas disponíveis nessa ferramenta.

Como Trabalhar a Base de Dados do Formulário do Google Forms com as Planilhas do Google Sheets:

Imagine que você precisou fazer um formulário de pesquisa para um projeto da faculdade usando o Google Forms e agora necessita trabalhar esses dados em uma planilha no Google Sheets.

Primeiramente, vá até o formulário criado.

Sendo assim, veja que você terá acesso aos resultados obtidos do seu formulário na aba Respostas.

Respostas Obtidas com o Formulário Google Forms
Respostas Obtidas com o Formulário Google Forms

Você pode fazer o download desse arquivo e transferir para o Excel ou CSV:

Como Transferir Dados do Formulário Google Forms para Excel ou CSV
Como Transferir Dados do Formulário Google Forms para Excel ou CSV

Mas, é muito mais interessante você trabalhar com a planilha do Google Sheets, pois, todas as informações serão atualizadas automaticamente, conforme as respostas das suas perguntas chegarem.

Por exemplo, eu posso organizar toda a minha base de dados e se alguém responder após isso, a sua resposta estará lá.

Trabalhando o Formulário do Google Forms com a Planilha do Google Sheets

Logo, precisamos saber trabalhar nossa base de dados do Forms, utilizando a planilha do Google Sheets.

Com isso, para gerarmos a planilha do Sheets, vá até o canto direito da tela e selecione a opção View in Sheets.

Lembrando que, para você pode estar escrito para criar o link via Sheets.

Gerando a Planilha do Google Sheets Através do Google Forms
Gerando a Planilha do Google Sheets Através do Google Forms

Entretanto, note que ele irá abrir a base de dados com todas as respostas obtidas até o momento.

Base de Dados Extraída do Google Forms para o Google Sheets
Base de Dados Extraída do Google Forms para o Google Sheets

Repare que nas colunas, estão como cabeçalhos as perguntas que você registrou e tem automaticamente a data e a hora que elas foram respondidas.

Organização da Base de Dados do Google Sheets
Organização da Base de Dados do Google Sheets

No caso, da coluna onde estão as datas, você pode ocultar e manter apenas as perguntas, visto que é apenas essas informações que precisamos para o nosso levantamento de dados.

Ocultando coluna:

Portanto, clique na coluna > Ocultar Coluna.

Ocultando a Coluna de Data do Formulário Google Forms no Google Sheets
Ocultando a Coluna de Data do Formulário Google Forms no Google Sheets

Em seguida, para organizar a planilha, eu posso selecioná-la > Formatar > Alternando Cores.

Formatando a Base de Dados do Formulário Google Forms no Google Sheets
Formatando a Base de Dados do Formulário Google Forms no Google Sheets

Irá aparecer várias opções para padronizarmos nossa base de dados, escolha a que preferir. Repare que você pode escolher temas e personalizá-los como quiser, além de selecionar o cabeçalho, pode adicionar um rodapé.

No exemplo, selecionamos um tema > Cabeçalho > Feito.

Padronizando a Base de Dados do Formulário Google Forms no Google Sheets
Padronizando a Base de Dados do Formulário Google Forms no Google Sheets

Portanto, veja como ficou nossa base de dados:

Base de Dados do Formulário Google Forms Editada no Google Sheets
Base de Dados do Formulário Google Forms Editada no Google Sheets

Portanto, assim como no Excel, você pode ajeitar as colunas para ficar da largura que preferir, mudar o modelo da letra, cor e entre outros nas opções acima:

Barra de Tarefas do Google Sheets
Barra de Tarefas do Google Sheets

Verifique nossa base de dados após os ajustes:

Base de Dados do Formulário Google Forms no Google Sheets
Base de Dados do Formulário Google Forms no Google Sheets

Além disso, é possível criar uma tabela dinâmica ou gráficos tabulando os dados, indo até Inserir > Gráfico ou Tabela Dinâmica.

Opções de Tabela Dinâmica e Gráfico no Google Sheets
Opções de Tabela Dinâmica e Gráfico no Google Sheets

Mas lembrando que, se as perguntas ainda estiverem disponíveis, a base de dados será atualizada conforme os ajustes realizados.

Após toda a tabulação de dados, você pode renomear sua pasta, indo em Arquivos > Renomear.

Renomeando Planilha do Google Sheets
Renomeando Planilha do Google Sheets

E se acaso for necessário em algum momento, poderá fazer download, indo até Arquivos > Download > selecionar uma das opções.

Fazendo Download da Planilha do Google Sheets
Fazendo Download da Planilha do Google Sheets

Curso Planilhas Google – Básico ao Avançado:

Curso Completo para quem quer Dominar o Planilhas Google. Aprenda as principais funções, fórmulas, funcionalidades, gráficos, tabelas dinâmicas e Dashboards no Google Sheets.

Curso de Google Sheets

Domine o Google Sheets com nosso Curso do Básico ao Avançado. Comece do zero e aprenda a analisar planilhas utilizando: funções, fórmulas, tabelas dinâmicas, gráficos e muito mais.

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Google Sheets: