Quer fazer a transição de carreira, mas está com dúvidas sobre como iniciar? Então saiba que este artigo foi feito exatamente para você. Ao longo dele vamos te dar algumas dicas incríveis sobre como você pode fazer sua transição de carreira da maneira certa. Continue lendo e confira.
Transição de carreira: 10 dicas que vão te ajudar a fazer isso da melhor maneira
Claro que cada pessoa pode fazer sua transição de carreira da forma que achar melhor, porém, existem algumas dicas que são capazes de ajudar todas a conseguir atingir este objetivo de maneira mais simples. Essas dicas são as que você irá ver logo a seguir, confira.
Invista no seu autoconhecimento
Quando falamos em autoconhecimento na transição de carreira, estamos falando que você precisa se conhecer, saber o que realmente vai te fazer feliz para ter certeza de que a nova carreira escolhida realmente é o que você quer.
Crie metas e objetivos para você
Ter disciplina é essencial para conseguir obter sucesso na nova carreira que você quer seguir, por conta disso, antes de iniciar nela, defina algumas metas e objetivos para você, faça um plano para atingi-las e siga o seu plano a risca, de forma que você consiga ser bem sucedido na sua nova vida profissional.
Faça uma autoavaliação
Fazer uma avaliação profunda de si mesmo não é uma tarefa muito fácil, mas é mais do que essencial neste momento, pois para fazer uma boa transição de carreira você vai precisar autoavaliar-se para ver quais são suas maiores habilidades e suas maiores dificuldades profissionais.
Observe como está o mercado que deseja se inserir
Outro ponto essencial na transição de carreira é observar o mercado que você deseja se inserir. Isso porque você precisa estar por dentro das tendências do mercado atual, se ele está em uma boa fase ou não, quais são os desafios que você irá enfrentar e também quais são os benefícios que você pode conseguir com a carreira que escolheu seguir.
Planeje-se financeiramente
Como você está indo para uma carreira nova agora, é preciso que você encontre formas de se manter até conseguir obter um cargo alto e, para que você não desista no meio do caminho por conta das dificuldades financeiras, planejar-se financeiramente é muito importante.
Comece a fazer seu networking
Você com certeza já ouviu falar de networking, não ouviu? Então saiba que ele é mais do que necessário para que você consiga fazer a sua transição de carreira sem maiores problemas.
A dica aqui é que antes mesmo de deixar o seu emprego atual, você comece a trabalhar seu networking da carreira nova que irá iniciar. Isso é mais do que essencial para que você se insira no mercado de trabalho já tendo uma boa rede de contatos.
Veja também:
- Por que Você Deve Desenvolver o Soft Skills dos Seus Colaboradores?
- Transforme seus Colaboradores em uma Máquina de Alta Performance
- Quais São os Benefícios da Gestão de Pessoas Para a Empresa
Mude o seu currículo
Um erro muito comum que muitas pessoas cometem na hora de fazer a transição de carreira, é a de esquecerem de conferir as informações do seu currículo, pois ter a certeza de que está tudo certo é muito importante, afinal, o seu currículo é o primeiro contato que o futuro empregador terá com você.
Você precisa saber como se vender e lembrar sempre de incluir em seu currículo coisas que podem interessar seus futuros empregadores. A nossa próxima dica com certeza poderá te ajudar com este último ponto.
Especialize-se com cursos
Provavelmente você já tem certeza sobre a carreira que quer seguir a essa altura, não é mesmo? No entanto, saiba que você precisa se especializar o máximo possível para conseguir obter sucesso com a carreira desejada, afinal, é preciso se destacar entre a concorrência, e fazer isso sem uma especialização não é muito fácil. Então, não deixe de obter o máximo de certificações possíveis na área que você deseja.
Tire o maior proveito que puder das entrevista de emprego
Você deve ver as entrevistas que vai realizar como oportunidades de descobrir coisas que você não sabia antes, e também como uma forma de ver como o mercado de trabalho vai te receber.
Dessa forma, você conseguirá facilmente aumentar a sua autoconfiança, além de conseguir ver quais são alguns dos futuros desafios que poderá enfrentar tanto no mercado de trabalho, quanto nas demais entrevistas que irá realizar.
Seja pé no chão
Por fim, durante a sua transição de carreira, é claro que você precisa se arriscar, afinal de contas, sem assumir riscos não é possível saber o que pode dar certo ou errado, não é mesmo? Por isso, ao mesmo tempo que você está certo de que deve assumir riscos, saiba que é extremamente necessário que você continue sendo pé no chão.
E se você está disposto a começar agora a sua transição de carreira, leia este artigo sobre como descobrir se está na hora de buscar novas oportunidades profissionais, e veja se você possui alguns dos indicadores que demonstram que realmente este é o momento de trocar de profissão.