Validação de Dados com Base em Outra Célula

Validação de Dados com Base em Outra Célula

Muita gente conhece a validação de dados que vamos chama-la de padrão no Excel, aquela da guia Dados. Nesta opção, seus resultados ficam alocados exatamente naquela célula onde está também localizada a validação, mas se você é um usuário iniciante talvez não saiba que é possível criarmos uma Validação de dados com base em outra célula.

Sim, isso é possível, mas para ser mais preciso, estamos falando de usar caixa de combinação no Excel:

Caixa de Validação de dados com base em outra célula

Mas qual a real diferença entre elas?

Na verdade, o objetivo final de cada uma é o mesmo: o usuário escolher entre algumas opções predefinidas:Duas caixas de Validação de dados com base em outra célula

Mas o legal, é que a caixa de combinação do Excel fica a mostra todo tempo, enquanto que a validação de dados do Excel só nos é mostrada quando clicamos na célula em que ela está:

Validação de dados com base em outra célula sem marcação

Validação de Dados com Base em Outra Célula

Primeiramente, para inserir uma caixa de validação você deve ir até a guia Desenvolvedor e em Controles você vai Inserir uma Caixa de Combinação:

Inserindo Validação de dados com base em outra célula

Em seguida, clique e arraste o mouse para “desenhá-la”:

Desenhando Validação de dados com base em outra célula

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Agora que criamos nossa caixa de validação, chegou a hora de darmos vida a ela. Clique com o botão direito sobre a mesma e depois em Formatar Controle…

Formatar controle da Validação de dados com base em outra célula

Para Intervalo de Entrada, selecione os itens que deseja que façam parte de sua caixa. Para vínculo da célula escolha uma célula que receberá um valor e pressione Ok:

Configurando Validação de dados com base em outra célula

Veja como está ficando nossa caixa de combinação, agora escolha um mês e veja que nossa célula vínculo foi ativada. Este valor é gerado de acordo com a ordem do valor escolhido na caixa:

curso de excel

Agora para que possamos ter nossa Validação de dados com base em outra célula vamos utilizar a função PROCV para trazer o nome do mês:

curso completo de excel

Pronto, conseguimos. Percebe que nesta nós escolhemos o valor nela e seu resultado é dado em outra célula, no entanto, a outra validação de dados seu resultado é na mesma célula.

Curso de Excel Básico ao Avançado:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este curso.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o achou!

Posts Relacionados: