O Power BI, é uma ferramenta da Microsoft muito útil no ambiente de trabalho e que está ganhando destaque cada dia mais.
Visto que ele permite com que consigamos integrar dados de outras plataformas e analisarmos todas essas informações profundamente de forma prática e rápida, permitindo ainda a visualização de gráficos e indicadores em tempo real (dashboards).
Além de possibilitar compartilhar esses dados para os colaboradores envolvidos e assim, todos conseguem contribuir integralmente no projeto desenvolvido.
Contudo, hoje trouxe três dicas para você que está iniciando nessa ferramenta e não sabe por onde começar.
Power BI não é Excel!
Muitas pessoas acreditam que o Power BI é como o Excel, mas, estão errados. Por acreditarem que são ferramentas iguais, as pessoas assumem que é preciso ter Excel avançado para conseguir utilizar o Power BI e não é preciso.
Claro, que algumas ferramentas do Power BI se assemelham ao Excel, mas, não são todas e a lógica de trabalhar com um é diferente do outro.
Logo, é preciso entender que mesmo que seu Excel seja básico, você consegue entender, aprender e trabalhar no Power BI tranquilamente.
Para entender melhor essa diferença, deixo o link do vídeo do nosso canal do Youtube, onde explicamos detalhadamente a diferença das duas ferramentas:
Entenda os Indicadores que Você Precisa:
Antes de aprender o Power BI, é preciso entender que tipo de indicador que você necessita para chegar a um resultado. Por exemplo, você trabalha com vendas e gostaria de comtemplar os valores vendidos por região, de um produto específico, em um determinado ano.
Tendo isso em mente, é possível desenvolver sua base de dados e assim trabalhá-la no Power BI, além de chegar no dashboard desejado.
Portanto, quando for trabalhar na sua base de dados, foque nos temas que gostaria de visualizar e que ajudarão na tomada de decisões sobre o tema.
Visualização de Dados
Quando você panalisar um gráfico ou alguma tabela, normalmente, queremos que ele esteja com as informações nítidas, ou seja, ao bater o olho neles consigo visualizar os dados para análise.
Isso é a visualização de dados do Power BI, comumente chamado de dashboard, é necessário entender como você deseja repassar as informações da sua base de dados através de um gráfico ou indicador.
No caso, quais referências gostaria de passar para o outro através do seu dashboard.
Portanto, sempre que for apresentar seus dados, tenha em mente as seguintes perguntas: minhas informações estão seguindo uma linha coerente? O que quero destacar está presente? O gráfico e/ou indicador escolhido permite que o meu leitor entenda minhas informações?
Coloque em Prática
Com as dicas acima você conseguirá entender melhor o Power BI, se aprofundar nessa ferramenta sem medo e assim evoluir seu conhecimento, trazendo facilidade no seu ambiente de trabalho.
Por isso, acesse o nosso curso de Power BI e abaixo deixo o link dos vídeos disponíveis no nosso canal do Youtube com várias dicas interessantes sobre a ferramenta, para que você possa iniciar sua jornada.
Curso de Power BI Completo:
Este é o curso que vai te transformar em NINJA no Microsoft Power BI. Curso do ZERO ao Avançado em videoaulas passo a passo. Carga horária +20 horas (e crescendo com aulas novas).
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!
Artigos Relacionados ao Power BI:
- Como Usar o Tabular Editor no Power BI
- Aprenda Como Importar Dados no Power BI
- Como Agendar Atualização no Power BI
- Importar Planilhas Google para o Power BI [Macete Sensacional]
- Cálculos DAX Dentro de Visuais [Power BI]
- Como Transformar de Colunas em Linhas no Power BI