A Tabela Dinâmica e Dashboard São a Mesma Coisa?

A Tabela Dinâmica e Dashboard São a Mesma Coisa?

A tabela dinâmica e o dashboards, tanto no Excel como também no Power BI, são ferramentas muito importantes para a análise e até mesmo na apresentação da sua base de dados.

Pois, possibilita transformar dados complexos em informações fáceis de interpretar, ajudando bastante na tomada de decisões sobre o tema em questão.

Mas, mesmo sendo recursos muito úteis, eles possuem suas diferenças e abaixo exploraremos cada uma dessas ferramentas!

BAIXE GRATUITAMENTE O MODELO DE DASHBOARD DE VENDAS PARA USAR!

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

O Que é uma Tabela Dinâmica?

A tabela dinâmica é um recurso do Excel, ela permite analisar e explorar mais detalhadamente um volume muito grande e complexo de dados, de forma bem dinâmica.

Permitindo agrupar, ordenar, filtrar e até mesmo resumir essas informações de várias maneiras, garantindo um entendimento minucioso da sua matriz.

O Que é um Dashboard?

Já os dashboards, estão disponíveis no Power BI e Excel, pois, são painéis de visualização das informações trabalhadas na matriz de dados.

Trazendo os valores relevantes para a análise, de maneira bem clara.

Os dashboards, fornecem uma visão objetiva do desempenho do projeto, onde incluem gráficos, tabelas, indicadores e entre outros.

A escolha do tipo de dashboard, ficará a critério do usuário e considerando as informações que serão estudadas.

Qual a Diferença Entre Tabela Dinâmica e Dashboard?

Quanto as diferenças, ambas possuem finalidades distintas.

A tabela dinâmica analisa e explora os dados, já o dashboard, apresentam as informações visualmente, já mostrando o desempenho dos envolvidos.

Além disso, há o formato, onde a tabela dinâmica se trata de tabelas interativas e os dashboards podem assumir várias formas visuais, como gráficos, mapas, indicadores e entre outros.

Ainda, os detalhes apresentados são diferentes, visto que na tabela dinâmica é possível explorar em diversos níveis, todas as partes da tabela, e seus respectivos segmentos, enquanto nos dashboards, as informações se apresentam em uma visão geral, sem detalhes excessivos, destacando apenas os padrões.

No entanto, é possível entender que as tabelas dinâmicas são utilizadas para explorar os dados mais detalhadamente, visto que os dashboards, projetam essas informações, fornecendo uma visão mais geral, ou seja, a escolha de uso, dependerá do que você deseja trabalhar e observar.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: