Como Criar Planilha com ALERTA de Prazos e Vencimentos no Excel

Como Criar Planilha com ALERTA de Prazos e Vencimentos no Excel

Neste tutorial, aprenderemos como criar uma planilha com alerta e prazos de vencimentos no Excel. Essa planilha é incrível e será muito útil para que você possa utilizá-la no seu dia a dia, tanto para o seu controle pessoal quanto empresarial, analisando sempre quais débitos estão vencidos, quais ainda vão vencer e quais já foram pagos.

Além disso, você poderá verificar, sobre os débitos que ainda vão vencer, quantos dias faltam para o vencimento e, daqueles que já venceram, por quanto tempo estão atrasados.

No entanto, assim você facilitará bastante a sua vida e poderá ter um melhor desempenho do seu dinheiro, observando tudo corretamente.


Como Criar Planilha com Alerta de Prazos e Vencimentos no Excel

Temos abaixo uma planilha fictícia, contendo valores de dívidas, data de vencimento, data de pagamento, dias para vencer e status:

PLANILHA COM ALERTA DE PRAZOS

Utilizaremos essa planilha, para criar um alerta de prazos e vencimentos.

Na coluna de Status, inserimos a função SE aplicada dessa forma:

PLANILHA COM ALERTA DE PRAZOS, função se

Entendamos melhor:

Prestando atenção nas marcações em Negrito:

=SE(E3<>””;”Pago”;SE(E(D3>HOJE();E3=””);”No Prazo”;”Atrasado”)): Se a célula E3 for diferente de vazio, então o resultado será “Pago”.

=SE(E3<>””;”Pago”;SE(E(D3>HOJE();E3=””);”No Prazo”;”Atrasado”)): Se não, se a data da célula D3 for maior que a data atual e a célula E3 for igual a vazio, então o resultado será “No prazo”.

=SE(E3<>””;”Pago”;SE(E(D3>HOJE();E3=””);”No Prazo”;“Atrasado”)): E se todas as condições derem FALSO, então o resultado será “Atrasado”.

Confirmando a função, teremos nosso resultado:

PLANILHA COM ALERTA DE PRAZOS, resultado função se

Para ficar mais fácil de identificar as informações na coluna Status, você pode selecionar a coluna e aplicar uma formatação condicional, adicionando uma cor de fonte para cada resultado independente:

formatação condicional

Use a regra “Texto que contém” e insira os critérios a serem formatos.

Caso tenha dúvidas sobre a formatação condicional, confira logo abaixo os artigos relacionados.


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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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