Como Converter PDF em Excel – Método Prático

converter pdf em excel

No tutorial de hoje você vai aprender algo muito útil para o seu dia a dia, principalmente para você que trabalha com extração de dados. O tutorial de hoje é como converter PDF em Excel, em outras palavras, converter um arquivo de PDF em arquivo de Excel.

Aqui no blog, já criamos um tutorial de como aqui Como Unir e Editar PDF, mas agora criamos este conteúdo para as pessoas que querem aprender a converter um arquivo PDF em planilha de Excel.

Este artigo está completo, com uma didática incrível e vídeos como complemento. Aproveite o conteúdo e não esqueça de se inscrever em nosso canal do Youtube.

Nos dias atuais cada vez mais usamos documentos em PDF para passar informações. Uma das grandes vantagens do PDF é que não é “possível” editá-lo, no entanto, às vezes recebemos este documento para obtenção de dados, que muitas vezes precisamos fazer a edição para trabalhar com as informações, como por exemplo, criar tabela dinâmica, gerar um relatório ou algum outro fim.

Como Fazer Conversão de PDF para Excel de Forma Prática (sem depender de conversores online)

O que muito encontramos por aí, são aqueles sites “convertores” online, ou conversores (conforme você prefira chamar), sites que fazem de forma automática.

Porém, acontece que algumas vezes estes arquivos vem com problemas para corrigir e podem conter vírus, e também, se você precisa trabalhar neste arquivo PDF, e está offline, nem sempre dentro da empresa temos acesso a internet, e dependendo da política da empresa, os navegadores são bloqueados.

Sendo assim, esta dica que vou passar hoje é justamente para você aprender de forma simples, dinâmica e sem segredos, através de passo passo de como converter de PDF para Excel.

Arquivo para Download para usar na Aula de Conversão de PDF para Excel

Bem, para você acompanhar e fazer junto conosco esta aula de forma prática, sugerimos que faça o download do PDF de nosso tutorial.

Download do PDF para o tutorial:

Donwload da Planilha de Excel

 

Como Converter PDF em Excel – Passo a Passo

Primeiramente, para isso vamos precisar de um outro programinha chamado: PDFelement.  Pois, ele é um software pago, porém, você pode baixar a versão gratuita para testes. Faça o download e instale o programa.

Portanto, uma das coisas mais legais do PDFelement, é que seu visual é muito parecido com os do programa do pacote Office, o que facilita bastante nossa vida:

Visual do PDFELEMENT Converter de PDF para Excel

Sendo assim, abra o PDFelement, clique no menu Arquivo e depois em Abrir. Agora procure em suas pastas um documento em PDF (lembrando que já deixamos um PDF para download pra nossa aula):

Procurando Converter de PDF para Excel

Com o documento aberto, clique então na guia Converter, e entre as opções disponíveis clique em Excel. No entanto, o mais legal é que você também pode converter para Word e Power Point além de outras opções:

Guia Converter de PDF para Excel

Veja que agora o programa nos pede um local onde desejamos salvar e um nome para o arquivo. Sendo assim, preencha-os e clique em Salvar:

Salvando para Converter de PDF para Excel

Nesta janela clique em Continuar ou adquira o programa se for o caso:

Continuar para Converter de PDF para Excel

Concluir:

Concluindo para Converter de PDF para Excel

Agora vá no local onde salvou o documento e edite-o a vontade!

 

Videoaula 1 – Como Converter arquivo PDF para Excel com o PDFelement – Aula Prática

 

Videoaula 2 – Método Alternativo – Aula Prática de Como Transformar PDF para Excel de forma simples e automática utilizando o Power Query

E aí?! Viu como é fácil e existe alternativas diferentes para fazer essa Transformação do arquivo PDF para Planilhas de Excel?

É muito melhor do que usar conversor para isso, ou seja, é melhor você mesmo fazer. Pois assim, você evita de baixar arquivos com bugs (erros), com vírus, aumenta seu poder e habilidade em Excel, e por último, evita ficar dependendo deste tipo de ferramenta online.

Gostou destes tutoriais? Me conte nos comentários se gostou destas aulas, e se você conhece outra forma de fazer essa conversão. Você pode também enviar sugestão para os próximos artigos. Ok?

Um grande abraço e bons estudos!

Pronto. Agora é com você. Clique e aprenda Excel do Básico ao Avançado!!!

curso de excel avançado

Leia também mais artigos relacionados a Excel: