A Importância da Cultura de Feedback para a Empresa

A Importância da Cultura de Feedback para a Empresa

A cultura de feedback constante pode ser encarada como um importante aliado para manter os colaboradores motivados e produtivos. Nessas condições, temas como motivação e produtividade são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Portanto, a falta de feedback pode ser um dos grandes motivos do declínio desses elementos dentro da empresa.

Feedback: O Que É?

O conceito de feedback pode ser entendido como uma resposta ou reação a uma atitude. O termo é derivado do inglês e significa feedback ou resposta a uma solicitação ou evento específico.

Em um contexto organizacional, o feedback pode ser entendido como uma reação a um evento, que é uma recompensa por alguma ação. Nesse sentido, o feedback é um elemento primordialmente utilizado pelas equipes de RH para ajustar metas e expectativas, desenvolver colaboradores e manter a empresa produtiva e motivada.

O feedback pode ser positivo, construtivo, negativo ou corretivo. Esta é uma ação que pode revelar confiança e/ou áreas de melhoria nas tarefas desempenhadas pelo colaborador. Profissionais que recebem feedback constante estão mais comprometidos com os desafios da empresa, porque seus sucessos são reconhecidos e sabem onde precisam melhorar.

Uma das dificuldades que as empresas enfrentam ao adotar uma cultura de feedback é a forma como ela é entregue. Saber dar feedback é, realmente, uma arte e, muitas vezes, é o momento mais estressante em um relacionamento líder-empregado.

Confira algumas dicas que facilitam ajustar expectativas, metas, aprimorar planos e entregar os melhores resultados para o desenvolvimento organizacional e profissional:

  • Preparar-se para a reunião;
  • Ser objetivo e construtivo;
  • Iniciar pelos pontos positivos;
  • Estar disposto a ouvir;
  • Tentar quebrar a seriedade;
  • Ser sincero e leal;
  • Traçar planos com o colaborador.

Benefícios da Cultura de Feedback

Por meio do feedback, seus colaboradores estarão sempre alinhados aos objetivos da empresa e cientes do que deve ser feito para melhorar seu desempenho, criando um ciclo contínuo de melhoria e aumentando a produtividade de toda a equipe. Além disso, os colaboradores que recebem feedback constante permanecem motivados porque sentem que a empresa está atenta e valoriza seu trabalho e desenvolvimento profissional.

O reconhecimento e a valorização da equipe impactam diretamente na retenção de talentos, que é um dos grandes desafios das empresas hoje. Portanto, estimular uma cultura organizacional propícia ao feedback é um elemento essencial e que pode ser um diferencial para a estratégia de negócios.

Além dos benefícios para a empresa, uma cultura de feedback é um excelente motivador para os colaboradores buscarem o crescimento pessoal e profissional. Os colaboradores que recebem feedback ficam mais motivados a buscar, continuamente, o desenvolvimento, o que agrega muito valor à sua carreira.

Abrace o feedback positivo e negativo e deixe os funcionários verem quais são seus pontos fortes e o que precisa ser explorado. Isso te ajuda a entender o que precisa ser mais bem pesquisado e aprimorado para atender as expectativas das próprias empresas e de seus profissionais.

  • Motivação

Os colaboradores que recebem feedback sobre suas atividades tendem a se manter motivados o tempo todo, sabendo que a empresa valoriza suas conquistas e que estão sempre buscando crescer como profissionais.

  • Produtividade

Fornecer feedback aos funcionários é uma excelente maneira de aumentar a produtividade da equipe. O contato constante com os colaboradores é fundamental para ajustar expectativas, corrigir problemas que possam surgir e estabelecer novas metas para os profissionais, mantendo sua produtividade em alta.

  • Reter talentos

O feedback pode ajudar as empresas a reter os funcionários, principalmente quando o feedback é fornecido de forma que estimule o desenvolvimento de novas habilidades e competências e a integração dos funcionários com o negócio. Os profissionais, atualmente, sempre buscam trabalhar em empresas que valorizam seu crescimento, e o fato de as organizações incentivarem isso é um grande diferencial.

  • Solução de problemas e reparos

Por meio do feedback constante, você poderá entender as causas dos problemas que podem surgir em sua organização no dia a dia e poderá corrigi-los para aumentar a produtividade da sua empresa.

Leia mais sobre desenvolvimento profissional:

Passos para Implementar a Cultura de Feedback na Organização

  • Esteja disposto a ouvir

Se uma empresa nunca ouvir ativamente os funcionários, eles não poderão dar e receber feedback facilmente da noite para o dia.

Então, o primeiro passo é como “preparar”, mostrar que o líder está disposto a ouvir e receber feedback, e esse é o momento em que os funcionários podem conversar e fazer perguntas.

Explique as razões para implementar uma cultura de feedback. Muitas vezes, as empresas implementam práticas ou políticas sem explicar as razões por trás delas.

O objetivo de buscar e fornecer feedback é melhorar o desempenho e os relacionamentos no local de trabalho.

Se as pessoas soubessem por que pediram feedback, saberiam que tipo de feedback dariam.

Nesse sentido, pergunte à equipe qual decisão eles acham que foi a correta, inclua-os no processo seletivo, pergunte como está o trabalho deles e o que pode ser melhorado.

  • Seja um modelo para a equipe

Os líderes precisam ser os primeiros a se abrir para ouvir e mostrar como e quando dar feedback.

Por meio de exemplos, os colaboradores entenderão que essa prática faz parte da rotina. Então, o segundo passo é chamar um profissional para conversar, perguntar sobre algumas ações e depois dar feedback sobre outras.

Tudo começa no topo: se um líder mostra vulnerabilidade e imperfeição, isso incentivará os outros a fazerem a mesma coisa.

  • Estabeleça uma rotina

Quando a prática de ouvir está bem estabelecida e os funcionários estão cientes do que é o feedback, é hora de implementar uma rotina.

Não adianta implementar softwares e criar rotinas se os profissionais não se sentirem à vontade para falar e não souberem dar feedback.

Por isso, é necessário demonstrar a importância de fornecer feedback contínuo, incentivando-o a fazer parte do dia a dia de todos, discutindo como o exercício deve ser realizado e como as informações obtidas devem ser processadas.

  • Mostre o melhor caminho

Uma vez que a cultura de feedback é estabelecida, o próximo passo é cortar custos.

O gestor deve observar como o feedback é gerado e direcionar sua equipe para fazê-lo no melhor momento, por qual plataforma e quando esperar para dar o feedback completo (ao invés de algumas peças), além de apontar o momento certo. 

Este é um ótimo momento para uma reunião individual. Os gerentes devem incentivar o espaço para conversas. Se a equipe não vier até você, você pode ir até ela.

Não ignore os problemas nem os empurre para debaixo da mesa. A identificação de erros faz parte do processo de melhoria. Se essas questões não forem discutidas, elas se tornam ainda mais frustrantes.

Fornecer feedback é difícil, mas tem um enorme valor agregado na construção e manutenção de uma cultura organizacional forte.

Por isso, é importante que a cultura do feedback seja completa, desde estar disposto a ouvir até colocar em prática o que é apontado na conversa.

Uma cultura organizacional forte é construída por meio de uma boa cultura de feedback. Para saber mais sobre este outro tema, leia o texto “Como dar feedback corretamente: É fácil se fizer desta maneira.”  E se você busca aumentar o rendimento da sua equipe, investir em cursos para especializá-la em skills que agregarão valores para sua empresa é essencial.