Curva ABC no Excel

Curva ABC no Excel

A Curva ABC nada mais que é um método para classificar os itens de uma base de dados. Normalmente usada para a gestão de estoque e até mesmo para a análise de vendas, com o intuito de categorizar itens em ordem de importância e no Excel, podemos ter uma visualização disso com gráficos.

Por exemplo, você possui uma lista de e os valores de sua venda, sendo assim, você precisará classificar esses produtos em categorias A, B e C, mas, com base na sua contribuição nesse total de vendas, podendo ser de ordem crescente ou decrescente.

Baixe a base de dados para praticar o que está sendo ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

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Base de Dados para Curva ABC no Excel:

Antes de mais nada, no exemplo que temos abaixo, há uma base de dados com os produtos, o valor unitário de cada um deles, quantos foram vendidos naquele mês, o valor obtido com a venda, quando foi faturado em porcentagem e a porcentagem acumulada destas vendas.

Além disso, temos o valor total de todas as vendas e os indicadores de comparação que serão minha referência para montar minha curva ABC.

Base de Dados para Curva ABC
Base de Dados para Curva ABC

Obs.: É muito importante lembrar que os valores vendidos devem estar do maior para o menor.

Além disso, nos indicadores endentemos que os produtos que estão na faixa de até 70% do valor acumulado, serão classificados como A, de 70% a 80% como B e de 80% a 100% é C.

Mas, antes de montarmos nosso gráfico, precisamos estabelecer o conceito para os valores com base nos indicadores que estabeleci, para isso, precisamos usar a função SE, sendo ela, uma função condicional, utilizada no Excel para chegar em conclusões que estabeleço na função.

Abaixo deixo um vídeo bem detalhado sobre o tema:

 

No caso do nosso exemplo, temos que informar que, se o valor acumulado, for menor ou igual a 70%, será classificado como A, se for menor ou igual a 80%, será classificado como B, já se ele for menor ou igual a 100%, será classificado como A.

Vamos ver isso, na prática?

Primeiro, criaremos uma coluna denominada conceito:

Criando Colunas de Conceito na Base de Dados
Criando Colunas de Conceito na Base de Dados

Então, na primeira célula de conceito > aplique a função SE > selecione o valor acumulado > informe se ele for menor ou igual a 70% > ficará no conceito A > trave as informações retiradas dos indicadores com F4.

Ficando assim:

=SE(G3<=$F$14;$E$14;

Aplicação da Função SE
Aplicação da Função SE

Continuando a função, aplique a função SE > selecione o valor acumulado > informe se ele for menor ou igual a 80% > ficará no conceito B > trave as informações retiradas dos indicadores com F4.

=SE(G3<=$F$14;$E$14;(SE(G3<=$F$15;$E$15

Aplicação da Função SE
Aplicação da Função SE

Agora, podemos condicionar a última regra sendo o indicador C e travá-lo com F4, ficando desta forma:

=SE(G3<=$F$14;$E$14;(SE(G3<=$F$15;$E$15;$E$16

Aplicação da Função SE
Aplicação da Função SE

Feche todos os parênteses abertos para que a função seja finalizada, assim:

=SE(G3<=$F$14;$E$14;(SE(G3<=$F$15;$E$15;$E$16)))

Aplicação da Função SE para Curva ABC no Excel
Aplicação da Função SE para Curva ABC no Excel

Chegando ao resultado, podemos perceber que a função classificou corretamente, onde 42% são menores que 70%.

Resultado da Função SE para Curva ABC no Excel
Resultado da Função SE para Curva ABC no Excel

Para aplicar a função nas demais células, clique duas vezes no lado direito onde a função foi aplicada:

Resultado da Função SE para Curva ABC no Excel
Resultado da Função SE para Curva ABC no Excel

Como Fazer Curva ABC:

Note que utilizaremos nossa base de dados para realizar o gráfico de curva ABC.

Primeiramente, precisamos, selecionar a coluna de Produto, Faturamento e Acumulado, depois, vá até a opção Inserir > Gráfico > Coluna 2D > Primeira opção.

Inserindo Gráfico de Curva ABC no Excel
Inserindo Gráfico de Curva ABC no Excel

Assim, irá surgir esse gráfico para trabalharmos:

Inserindo Gráfico
Inserindo Gráfico

No caso, podemos ajustá-lo como preferir, para uma melhor visualização, como modificar o eixo no canto esquerdo ou até mesmo retirar as linhas ao fundo, ficando ao seu critério esses tópicos.

Mas, para ficar um gráfico em ABC, precisamos alterar a parte laranja do gráfico, portanto, selecione-o > Inserir > selecione a opção de linhas.

Alterações do Gráfico
Alterações do Gráfico

Ele ficará desta forma:

Alterações do Gráfico
Alterações do Gráfico

Logo após, clique no gráfico azul com o botão direito, opção: Adicionar Rótulos de Dados:

Alterações do Gráfico
Alterações do Gráfico

Sendo assim, verifique que ele mostra apenas o faturamento e no caso queremos acrescentar também o conceito.

Alterações do Gráfico de Curva ABC no Excel
Alterações do Gráfico de Curva ABC no Excel

Em seguida, para acrescentar essa informação, clique com o botão direto no rótulo de dados > Formatar Rótulo de Dados > Valor a Partir das Células > Seleciona os dados da coluna Conceito > OK.

Alterações do Gráfico de Curva ABC no Excel
Formatação dos Rótulos no Gráfico Curva ABC no Excel

Ficando desta forma:

Alterações do Gráfico de Curva ABC no Excel
Alterações do Gráfico colocando Título no Gráfico de Curva ABC no Excel

Posteriormente, se você quiser que apareça apenas o conceito, sem a porcentagem, clique com o botão direito nesses dados > Formatar Rótulo de Dados > Desmarcar a opção valor.

Alterações do Gráfico de Curva ABC no Excel
Formatação de Rótulos

Ficando desta maneira:

Resultado das Alterações do Gráfico de Curva ABC no Excel
Resultado das Alterações do Gráfico de Curva ABC

Por fim, podemos ajustar todo o nosso gráfico da maneira que fique melhor para a nossa visualização, desde acrescentar um título ou retirá-lo, arrumar as colunas para mudarem de cor ou de tamanho, mudar as letras dos eixos e entre outras, desde que fique visível ao meu leitor.

Podendo chegar a esse resultado:

Resultado das Alterações do Gráfico de Curva ABC no Excel
Resultado das Alterações do Gráfico de Curva ABC

No entanto, entendemos que somando a base de dados, funções e os gráficos disponíveis nas ferramentas do Excel, podemos chegar a resultados objetivos para nossa análise.

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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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