É fato mais que conhecido por todos que um dia possui apenas 24 horas, e por mais que pareça ser o bastante, levando em consideração o tempo de descanso, deslocamento para o trabalho e para casa, além das atividades básicas como banho, almoço, necessidades e afins, parece que quase não sobra tempo, ainda mais em uma rotina complexa de trabalho e estudo, o que exige um bom gerenciamento de tempo.
O dia tem o mesmo tempo para todos, independentemente de sua idade, ocupação ou classe social, porém, mesmo assim, ainda parece que não conseguimos dar conta de todas as tarefas e obrigações.
Por muitas vezes é possível ver pessoas conseguindo dar conta de tudo, até mais do que deveria, e se sentir desta forma é um grande problema, uma vez que, o tempo é o nosso bem mais valioso, a frase popular “tempo é dinheiro” por mais que tente valorizar o tempo, ainda está errada, uma vez que dinheiro vai e vem podendo ser recuperado e acumulado em maiores quantias, já o tempo, só vai e nunca volta.
Por essa razão, desperdiçar o seu tempo é extremamente prejudicial para a qualidade de vida, carreira profissional e vida pessoal, fazendo com que a gestão de tempo e tarefas seja indispensável.
Quando uma pessoa consegue aplicar os conceitos de gestão de tempo corretamente é possível que toda a sua produtividade seja impactada, mais metas sendo batidas, maior reconhecimento e como consequência oportunidades de promoções começaram a aparecer.
O gerenciamento de tempo não é algo complexo ou que vai exigir muito das pessoas, é a capacidade e a habilidade de se fazer mais com menos e pode ser aplicado por qualquer um, seja estudante, trabalhador, professor e afins.
O processo de manejo do tempo não é nada simples em determinados pontos, uma vez que ele exige disciplina e constância, planejar e dividir tempo é a parte fácil, mas manter o foco em cada atividade para não extrapolar o limite vai exigir muito.
Se você já teve a sensação de que não importa o quanto se esforça não vai conseguir dar conta do que precisa fazer, ou então que precisa de muito mais tempo para realizar os seus objetivos, não se sinta para baixo, isso é muito comum, e a parte boa é que rapidamente pode ser resolvido, com o uso das técnicas mais efetivas de gerenciamento de tempo.
Por isso, dê uma nova guinada em toda a sua vida, pessoal ou profissional apenas conhecendo e aplicando as 5 melhores técnicas para gerenciamento de tempo.
Planejamento do dia e tarefas
Todo tipo de gerenciamento, seja de tarefas, tempo, empresa ou pessoas, passa pelo planejamento.
Por isso, logo no começo de seu dia dedique de 20 a 30 minutos para pegar sua agenda, ver quais são os compromissos do dia, quais as tarefas urgentes que não podem esperar, quais podem ser realocadas e delegadas.
A partir deste ponto, com as suas atividades indispensáveis em mãos, separe todas essas em uma lista de afazeres, de preferência com uma ordem de prioridade, e estime o tempo médio que levará para realizar cada uma delas.
Leia mais sobre desenvolvimento profissional:
Gerenciamento de tempo nos imprevistos
Quanto mais você está em um dia corrido, repleto de tarefas a serem feitas, mais imprevistos e problemas podem surgir.
E não há como fugir disso, os imprevistos são algumas das coisas mais comuns e não adianta se dedicar e se esforçar muito, eles sempre vão aparecer. Sendo assim, a melhor atitude a ser tomada é decidir onde eles se encaixam, se podem ser delegados, serem realocados para outro dia ou então feitos na mesma hora.
Saiba dizer não
Essa dica se direciona muito para os novos trabalhadores de uma empresa, nestas situações é normal surgir a vontade de se provar mostrando serviço, mas muito cuidado para não extrapolar a bondade e não conseguir dar conta de nada.
Seguir o seu planejamento de gerenciamento de tempo exige que consiga dizer não e dê prioridade ao que precisa fazer, por isso, tenha em mente que é muito melhor recusar uma tarefa do que aceitá-la e não conseguir dar conta ou fazer mal feito.
Livre-se do desnecessário
O princípio de Pareto é muito conhecido no mundo dos negócios e gerenciamento de tempo, uma vez que se mostra muito efetivo quando analisado a fundo.
Para o método de Pareto, 20% de seu trabalho gera 80% de seu resultado, e vice versa, por isso, a sua tarefa passa a ser encontrar quais são as tarefas chave para priorizá-las ao máximo, pois elas impactam muito mais, sendo assim, com o seu foco sobre elas os resultados do gerenciamento de tempo será muito maior.
Evite distrações
Em tempos de home office com toda certeza essa técnica é a mais efetiva, uma vez que se não tiver foco nas tarefas todo o gerenciamento de tempo será em vão, por isso, mantenha o foco apesar das distrações.
Evite utilizar o celular nos momentos de trabalho, e se preciso instale aplicativos que limitam o tempo de uso dos smartphones.
Se está realmente empenhado em melhorar a sua rotina de trabalho fazendo mais com menos tempo, não deixe de conhecer essas cinco ferramentas que vão te ajudar com o seu gerenciamento de tempo. E se você busca otimizar o tempo dos seus colaboradores, conheça formas de especializar sua equipe.