Gestão de Equipe: 5 Habilidades que Todo Gestor Deve Ter

Gestão de Equipe: 5 Habilidades que Todo Gestor Deve Ter

Gerenciar uma equipe, um time e pessoas em geral em prol de um objetivo não é nada simples, são dezenas de variáveis pessoais, de habilidades, objetivos e peculiaridades que fazem parte da gestão de equipe, porém, nem sempre todos possuem a ciência de tal desafio.

Gestão de Equipe: 5 Habilidades que Todo Gestor Deve Ter

A grande maioria das pessoas quando se candidata para os cargos de liderança, visa conquistar a vaga sempre com base em sua formação acadêmica, como por exemplo usando a seu favor seu curso de inglês, cursos sobre metodologias e pós-graduações que agregam muito ao currículo.

Porém, esses tipos de formações não são o suficiente para concretizar uma carreira como gestor de equipe.

Possuir ou ser promovido para um cargo gerencial, não é apenas uma escalada na carreira e na remuneração.

Ser um gestor de equipe é uma função extremamente chave em uma empresa, e manter um time unido e coeso que busque o mesmo objetivo, se mostra ser um enorme desafio, onde é preciso ter muitas habilidades para apresentar resultados satisfatórios.

O que é fazer uma boa gestão de equipe

Para saber como ser um bom gestor, antes de mais nada é necessário que se compreenda o que é ser um bom gestor e definir os parâmetros de um trabalho bem-sucedido e de um malsucedido.

De forma muito resumida, um gestor de sucesso vai muito além de simplesmente conhecer o mercado, concorrentes e entender os conceitos de posicionamento de marca e empresa. Lidar com esses fatores é importante, sem sombras de dúvidas, porém, não são as únicas coisas a serem consideradas.

Um gestor que não possui capacidades como, gestão de tempo e tarefas, capacidade de abstrair, delegar atividades, saber como intermediar conflitos, comunicar-se de forma assertiva, comandar de forma coerente e muitas outras habilidades, com toda certeza não poderá exercer a sua função de gestão de equipe da melhor forma possível.

Mas não há com o que se preocupar, as habilidades necessárias para liderar pessoas são as famosas soft skills, porém voltadas para a gestão de equipes e em sua esmagadora maioria elas não funcionam como as formações e graduações, que necessitam de horas e horas de estudo e foco.

Na realidade, elas são facilmente desenvolvidas, por isso, caso já ocupe algum cargo de liderança ou gestão de equipe, ou esteja almejando tais funções, não perca nenhum tópico ou dado deste artigo.

Comunicação

A comunicação é um fator social extremamente importante, e cada vez mais vem sendo valorizada nos ambientes de convívio, porém, quando a levamos para o mundo do trabalho ela se torna imediatamente muito mais indispensável.

A liderança para fazer a gestão de equipe precisa saber como se comunicar, transparecer tarefas, passar feedbacks negativos e positivos corretamente, entrar em contato com todas as áreas de uma empresa, saber ouvir e colher as necessidades, frustrações e incapacidades de todo o time.

Pensamento analítico

De forma resumida, o pensamento analítico nada mais é do que uma capacidade de pensar de forma cautelosa e dedutiva com base nas informações que se possui.

Ou seja, levando o pensamento analítico para a gestão, se traduz como a capacidade de entrar em contato com as mais diversas informações de todas as áreas da empresa, abstrair o que pode ser feito, e encontrar, filtrar e analisar quais são os dados e informações mais importantes e com base neles abstrair as atitudes corretas para solucionar problemas.

Aprenda mais sobre desenvolvimento profissional:

Capacidade de delegar

Ser um bom líder é desenvolver uma gestão de equipe eficiente e duradoura, nunca será sobre carregar todo o time nas costas e realizar 100% das tarefas, na verdade tem muito mais a ver com distribuir as atividades corretamente, focando e levando em conta as capacidades e limitações de todos do time.

Um líder deve saber como designar a demanda corretamente e sem abrir mão de sua responsabilidade, ou seja, assumir para si aquilo que lhe cabe, e compreender a fundo toda a equipe que o cerca a ponto de determinar atividades que seja capaz de extrair o melhor de cada um.

Gerenciar conflitos

Liderar é estar pronto para tudo, e em um ambiente coletivo, por mais profissional e maduro que seja, mais cedo ou mais tarde haverão conflitos e divergências que vão exigir de você muito jogo de cintura para lidar com eles, seja uma discussão calorosa ou então um simples conflitos de pontos de vista ou metodologias que devem ser utilizadas.

É em momentos como este que a gestão de equipe é cobrada ao limite da liderança, pois uma intervenção mal feita pode facilmente piorar a situação, além de que, em conflitos, todos os outros quesitos anteriores são testados ao mesmo tempo.

Desenvolver uma liderança e gestão de equipe profissional e efetiva leva tempo, e exige muito de qualquer pessoa, porém é sim possível contanto que esteja aberto a aprender essas habilidades e muito mais, para ir ainda além na sua jornada como gestor, veja este outro artigo sobre o impacto da imagem profissional na sua reputação e também cursos para empresas que podem ajudar você a gerir sua equipe.