Como Fazer Gráfico de Treemap no Excel

Como Fazer Gráfico de Treemap no Excel

capa Gráfico treemap no Excel

O Gráfico de Treemap no Excel é um gráfico muito interessante e você verá no decorrer deste tutorial, porém, para muitos usuários, ele também é conhecido como Mapa de Árvore.

Este gráfico foi incluído na versão do Microsoft Excel de 2016 e desde então tem sido um sucesso, pois ele tem um visual extremamente elegante e sofisticado que permite a facilidade na leitura de dados.

O mais bacana que o gráfico treemap possibilita a organização por categorias, cor e proximidades, ou seja, um gráfico totalmente dinâmico, o qual é possível criar uma automação, sendo assim, preferidos para Dashboards.

Portanto, vamos aprender a criar este gráfico Mapa de Árvore?

Sendo assim, acompanhe o passo a passo abaixo:

Seu objetivo é mostrar valores por nível de hierarquia e mostrar estes valores alocados em retângulos, desta forma, quanto maior o tamanho do retângulo maior é a relevância deste valor dentro da planilha.

O Gráfico de Treemap no Excel é tão fácil de fazer quanto de compreender.

Videoaula: Como Criar um Gráfico Mapa de Árvore (TREEMAP) no Excel

Como Fazer Gráfico de Treemap no Excel

Antes de mais nada, para criarmos nosso gráfico, siga os seguintes passos:

  • Primeiramente, selecione os dados da base de informações;
  • Em seguida, clique na guia Inserir;
  • No grupo de gráficos temos um grupo com o gráfico Mapa de Árvore e Explosão Solar, em seguida, clique sobre o Mapa de Árvore que é o mesmo que o gráfico de Treemap:

Criando o Gráfico de Treemap

Pronto, criamos nosso gráfico:

Talvez ele não tenha vindo de uma forma muito apresentável, no entanto, é fácil trabalharmos nisso. Se apagarmos a legenda, por exemplo, nosso gráfico fica muito mais vistoso, pois ocupa um espaço maior e temos os rótulos de dados para sabermos de qual cidade se trata:

Gráfico de Treemap Pronto

Percebe que você consegue ver facilmente qual cidade teve um maior faturamento?

Gráfico de Treemap sem legenda

Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br

Além disso, também é fácil sabermos em qual cidade precisamos melhorar, se você modificar os valores perceberá como os resultados se moldam rapidamente:

Gráfico de Treemap com valores modificados

No entanto, este gráfico sem dúvidas, para quem o conheceu agora, será um dos preferidos por sua praticidade e clareza, em outras palavras, ele é perfeito para dashboards.

Curso de Excel Online do Básico ao Avançado:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este curso.

Curso de Excel Online

 

Por fim, gostou deste passo a passo? Sendo assim, por favor deixe seu comentário o que você achou deste tutorial e também sua sugestões para os próximos posts.

Aprenda mais sobre criar Gráficos no Excel: