Indicadores de resultado são essenciais para qualquer empresa, servindo como um termômetro indicando como andam os processos internos, se as áreas estão melhorando desempenho, se o crescimento está ocorrendo como planejado e se há a necessidade de novos procedimentos internos que visem melhorias e muito mais.
Tudo isso necessariamente passa pelos indicadores de resultados, pois funcionam como a prova real do andamento de uma empresa, por isso é essencial saber como criar indicadores para o seu negócio e nicho de atuação, como medí-los corretamente e, principalmente, interpretar cada um deles para retirar os conhecimentos necessários para melhorar o que precisa.
Com isso, o ditado popular “em time que está ganhando não se mexe”, cai por terra, uma vez que com a competitividade do mercado atual, se uma empresa não fizer alterações em seu modelo de gestão e negócios, está perdendo cada vez mais clientes e sua participação no mercado.
O que são indicadores de resultado
Pode ser que você não os reconheça pelo seu nome padrão de indicadores, mas são muito conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), eles, na prática, nada mais são do que ferramentas que facilitam a gestão de um negócio medindo o desempenho geral o individual de uma área, afim de auditar processos e resultados.
Se os KPIs forem bem elaborados com a ajuda de profissionais, eles vão demonstrar não só o resultado, mas também todos os dados que levaram a tais feitos, deixando assim para os gestores apenas a parte da elaboração de estratégia.
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Quais os melhores indicadores?
A resposta para esta pergunta pode variar muito, pois, indicadores são determinados com base no seu objetivo como empresa e nicho de atuação, uma fábrica não possui os mesmos indicadores de uma loja, ou uma prestadora de serviço terceirizada e assim por diante.
Sendo assim, até mesmo aqueles indicadores mais básicos e generalistas como o de gestão de pessoas e produtividade podem ser muito diferentes em dois ramos distintos, a produtividade, por exemplo, é diferente em um local de revendas em comparação com uma empresa de prestação de serviços.
Com isso, tudo pode ser diferente, desde os métodos para medir performance e até mesmo as atitudes que devem ser tomadas com base nos guiadas pela pesquisa para melhorar os resultados.
Por isso, considere alguns dos indicadores de resultados universais como por exemplo:
- Aumento das vendas;
- Queda no número de detratores;
- Quantidade de clientes satisfeitos;
- Maior faturamento;
- Maior ROI em marketing;
- Melhor engajamento dos colaboradores;
- Melhora na logística.
Como medir os melhores indicadores de resultado
Sabendo quais são os indicadores de resultados que mais são relevantes para a sua empresa, é preciso conhecer a fundo seus processos para poder medir cada um deles com o foco em encontrar os pontos chave de relevância.
Todo indicador deve ter o seu peso na conta final, para que consiga mensurar perfeitamente todas as variáveis é preciso atribuir a eles um valor de relevância, um indicador de desempenho como “aumento de vendas” ou “quantidade de novos clientes” não pode ter o mesmo peso dentro da análise final do que “engajamento dos colaboradores”.
Investir em um time engajado é sim importante e está diretamente ligado com a evolução de sua empresa e sobrevivência no longo prazo, porém a quantidade de vendas é a sobrevivência no curto prazo, se em um curto período de tempo não consegue se estabelecer, pode ser que sua empresa não sobreviva até colher os frutos futuros.
Como analisar os indicadores de resultados
Após todo o processo de identificação de todos os indicadores que mais fazem sentido para a sua empresa, modelo de gestão e nicho de atuação, o trabalho ainda não terminou, na verdade é preciso também, saber como analisar e interpretar os dados que foram gerados.
Por isso, veja as principais formas de se analisar os resultados.
Possua um ponto de partida
Começar a análise de indicadores de resultado não é algo simples, por isso todo cuidado é pouco, e a primeira coisa que deve ser feita para compreender como estão os processos internos, é definir qual é o seu ponto de partida.
Geralmente esta base é atribuída ao mês ou semestre anterior, sendo assim, analise este intervalo de tempo de forma que defina se o crescimento ocorreu, ou se houve bons resultados.
Com isso, caso o seu mês tenha sido ruim, os indicadores devem ser superiores e mostrar uma evolução para serem considerados bons, caso tenha continuado na mesma situação, é necessário atitudes drásticas.
Entenda o que pode ser feito
Índices e indicadores de resultados de nada servem se deles não forem extraídas atitudes para pavimentar um caminho de melhorias futuras, a mentalidade vencedora em uma empresa, é que mesmo que esteja tudo ótimo ainda cabem muitas melhorias.
Por mais que indicadores sirvam muito como relatórios, a sua principal vantagem, sem dúvidas, é que dele é possível extrair as atitudes para melhorias e identificar quais são as áreas mais frágeis.
Os indicadores de resultados são essenciais para qualquer empresa que deseja crescer, mas, não são somente eles que influenciam no crescimento de uma empresa. Outro fator muito importante que também é fundamental para o crescimento é a especialização de sua equipe através de cursos que poderão capacitar seus colaboradores.