Inserindo Célula Em Branco Depois de Duas Células no Power Query

Usando o Power Query, podemos realizar processos que só com o Excel em mãos não somos capazes. O método que iremos ensinar logo abaixo, serve para inserir célula em branco com Power Query em uma coluna.

Esse processo serve para separar dados que estão muito juntos em uma coluna, com isso, temos uma melhor visualização.

O Power Query é denominado para tratar dados de uma planilha, isso é, organizar dados de tabelas que estão confusa e fora de ordem. Por esse fato, qualquer usuário deve aprender pelo menos um pouco sobre o Power Query.

Como Usar a Ferramenta Preenchimento no Power Query

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

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Inserindo Célula em Branco com Power Query

A coluna que vamos trabalhar é uma coluna fictícia de exemplo, só para você entender com mais facilidade.

Abaixo, temos a coluna “ID” com alguns letras do alfabeto e do lado dela temos a coluna auxiliar, veja:

Célula Em Branco com Power Query

A coluna “ID”, será a coluna que receberá uma célula em branco a cada duas células preenchidas.

Antes de irmos ao Power Query, precisaremos da coluna auxiliar com a fórmula:

=MOD(LIN();2)

Célula Em Branco com Power Query, coluna auxiliar

Você vai precisar dessa coluna, para poder aplicar o resultado total na coluna “ID”. Essa fórmula lista sequencialmente números 0 e 1 repetidamente. Basta copiar colar em uma coluna ao lado da sua e arrastar a fórmula para baixo.

Vale mencionar que todas as colunas devem ser formatadas como tabela. E Depois que tudo tiver pronto, vamos até o :

Power Query

Já dentro do Power, vamos selecionar as duas colunas segurando a tecla “Shift” e clicar com o botão direito do mouse encima do título de qualquer coluna. Depois iremos selecionar a opção “Transformar colunas em linhas”:

Célula Em Branco com Power Query, selecionar as duas colunas

Depois que as duas colunas estiverem juntas, clique com botão direito do mouse encima do título da primeira coluna e selecione “Remover”:

remover coluna

Em seguida, vamos usar o filtro na coluna “Valor” e manter somente as linhas que forem diferentes de 0 e depois pressionar “Ok”:

Célula em branco com Power Query

Depois que o filtro for aplicado, clique na guia: “Página inicial” > “Substituir valores” e na janela abaixo, insira o valor 1 no primeiro campo e deixe o segundo campo vazio, em seguida pressione “OK”:

filtro

Agora que já temos o resultado completo, clique na guia: “Página inicial” > “Fechar e carregar para…”

Célula Em Branco com Power Query, fechar e carregar para

Na janela seguinte, vamos escolher para onde a nova tabela com os resultados será importada. Deixe a opção “Tabela” marcada e marque a opção “Na nova planilha” e por fim pressione o botão “Ok”:

Célula Em Branco com Power Query, importar dados

E enfim o resultado final será uma coluna com células vazias depois de 2 células preenchidas.

Célula em branco com Power Query

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Até breve!

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