Networking é sem dúvidas alguma, uma das palavras que estão mais em alta nos últimos tempos, principalmente no ambiente profissional e não é para menos, possuir um networking profissional é um dos maiores facilitadores que podem haver em sua carreira.
Como já dizia o antigo ditado “quem tem boca vai a Roma”, o que mostra que sabendo se comunicar você consegue conquistar até mesmo os maiores desafios, e por mais que este ditado não se encaixe perfeitamente a sua essência é muito utilizada nos dias atuais e justifica o networking, que nada mais é que saber se conectar com as pessoas da forma correta.
A ideia de possuir um networking pode ser um pouco abstrata ou imprecisa, principalmente se levarmos em conta que pode ser algo muito básico desenvolver relações com as pessoas.
É exatamente por isso que a maioria das pessoas não alcançam o sucesso, pois acreditam fielmente que é melhor manter seus projetos em segredo e não estreitar relações com outros profissionais para não prejudicar ou então fortalecer a concorrência. Claro que existem situações em que a melhor opção é realmente se manter em sigilo, porém, na grande maioria das vezes, a melhor decisão possível é estabelecer boas e profissionais relações com todas as pessoas de sua área.
De forma muito simples, duas pessoas unidas em volta de um mesmo propósito podem ir muito mais longe do que uma sozinha.
O networking profissional nada mais é que se conectar com outras pessoas do mesmo ramo de atuação com você, com o objetivo de gerar uma troca de experiências, ensinamentos ou até mesmo para realizar parcerias.
Entenda o que é networking profissional
Como é facilmente notável, este termo não é português, a sua origem é inglesa, e ele parte da prática de criar conexões, ou seja, elaborar uma rede de contatos com o objetivo de proporcionar um relacionamento profissional com a colaboração recíproca entre todos.
Por mais que o networking profissional seja uma ótima opção para abrir muitas portas no mercado de trabalho, há pessoas que não o praticam pois não conhecem a fundo os seus benefícios.
Por sorte o networking profissional pode assumir a forma que designarmos a ele, podendo ser apenas para fins de ampliar a rede de contatos, ou até mesmo para montar uma equipe de profissionais preparados que possam te ajudar em um projeto pessoal, além de te dar a oportunidade de estar perto de pessoas de seu mesmo ramo de atuação.
Com isso em mente, fica muito simples notar como o networking realmente funciona, ele pode ser apenas uma rede contatos para quando você precisar de auxílio em algo, uma série de colaboradores focados no mesmo objetivo que você, ou até mesmo uma série de profissionais da sua área na qual você foi colega ou colaborou previamente.
Networking profissional na carreira
De forma muito simples, é sim possível construir uma grande carreira sem o auxílio do networking profissional, porém, vai demandar muito mais esforço e tempo do que haveria se você soubesse como aplicar a técnica a sua vida para montar uma rede de profissionais qualificados e objetivos.
Estar cercado de profissionais de qualidade, é uma ótima forma de crescimento, você pode ser o melhor da sua área no mundo, há sempre algo que você pode aprender com um colega ou então a sua união com alguém te faria ir muito mais longe que sozinho.
Existem diversos estudos que comprovam que o seu sucesso cresce à medida que você estabelece um networking profissional, sustentando uma relação de troca ajudando e sendo ajudado.
Como fazer networking profissional
O que não faltam são histórias de pessoas que conseguiram oportunidades de emprego pois foram indicadas por colegas, ou então que desenvolveram uma ideia com um amigo e criaram uma empresa, isso tudo é fruto do networking profissional.
Com isso, fica simples entender a importância de uma boa rede de contatos, mas você deve estar se perguntando como é possível elaborar um bom networking.
Por isso, elaboramos as melhores formas de sustentar relações profissionais com outras pessoas atuantes do seu mercado.
Seja interessante
A base do networking profissional é a troca mútua de informações, e apoio, e caso você esteja iniciando na sua construção de rede de contatos tenha em mente que não vai acontecer da noite para o dia, a melhor forma é sendo interessante antes de demonstrar interesse.
Agregue valor a todos que estão ao seu redor sem sequer demonstrar interesse, desta forma você não será mais o que procura mas sim o procurado para montar uma rede profissional de contatos.
Seja visível
A melhor forma de gerar um networking profissional é estando à vista, pois deste modo, você conseguirá realizar um filtro de quais pessoas estarão em seu círculo social, deixando passar somente os mais relevantes e que mais tem a agregar.
Se expresse da forma correta
A base de uma rede de contatos é o intercâmbio de informações, e se você não possui as habilidades para conversar e se expressar de forma clara e objetiva, muito dificilmente vai conseguir sustentar um bom networking por pouco tempo.
Seja verdadeiro
Seja transparente o máximo possível, desde seus projetos, objetivos, e dificuldades, e em hipótese alguma fale mal de outras pessoas, é antiético e anti profissional.
O seu objetivo pode ser mais facilmente alcançado com o networking profissional, assim como possuir ao seu redor péssimos profissionais vai atrasar o seu processo de desenvolvimento, a coisa mais importante do networking é que ele é uma faca de dois gumes, podendo ajudar ou atrapalhar, sendo assim, saiba como se comunicar, para isso, veja este artigo sobre os quatro tipos de comunicação interpessoal no ambiente profissional.