Planilha de Receitas e Despesas Mensais no Excel (Download)

Planilha de Receitas e Despesas Mensais no Excel (Download)

Nesse tutorial, você vai aprender a usar uma planilha de receitas e despesas mensais no Excel. Com essa planilha você terá um controle bem simples, porém, bem interessante para entender o seu saldo positivo e negativo no final de todos meses. Ou seja, para você ter facilidade em identificar rapidamente os valores corretos das receitas de despesas a cada mês.

Modelo de Planilha de Receitas e Despesas Mensais no Excel

Com ela você poder registrar mês a mês, tudo que entra como renda e tudo que afeta essa renda, sem precisar de muito esforço, pois a planilha já vem pronta para baixar e usar. Tudo que você precisa é aprender a usar esse tipo de planilha.

Logo após esse tutorial, veja esse link:  Planilhas Grátis

Baixe a planilha, para acompanhar o tutorial logo abaixo:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

Como Usar a Planilha de Receitas e Despesas Mensais no Excel – Passo a Passo

Primeiramente, veja na imagem abaixo, que temos a tela inicial da planilha de receitas de despesas mensais no Excel.

Veja também que existe um menu superior com botões na cor azul, esse botões vão ser usados para navegar entre as abas dos meses.

E na última aba, existe um total que está na cor vermelha, esse total é onde veremos todo uma analise geral, de como está a situação final das receitas de despesas a cada mês.

No entanto, perceba que existe duas tabela no centro da planilha, essa tabelas é onde podemos registrar as receitas de despesas, datas e valores.

Apresentação da planilha em Receitas e Despesas Mensais no Excel

Receitas de todos os Meses

Então, se você clicar em cada botão azul, você irá notar que seremos redirecionados a cada aba do mês e nessas abas existe a tabela de receitas, que são iguais para todos os meses, ela possui os seguinte itens:

Receitas em Receitas e Despesas Mensais no Excel

  • Data: Use essa coluna, para digitar a data em registrada da receita recém chegada na sua empresa ou casa, então quando for registrar a receita, digite o dia recorrente;
  • Receitas: Aqui, você pode registrar qualquer item que lhe traga renda positiva em seu saldo, exemplo: Vendas, cursos, reembolsos, salários extras, etc.
  • Valor: Nessa coluna, use para inserir o valor da receita.

Despesas de todos os Meses

Porém, existe também a tabela de despesas, onde iremos usar para registrar tudo que retirado do nosso saldo, que seria as receitas.

Veja os seguintes itens:

Despesas em Receitas e Despesas Mensais no Excel

  • Data: Use para inserir a data que você pagou sua despesa ou se caso ainda irá efetuar o pagamento, pois isso tudo irá refletir no total de suas receitas.
  • Despesas: Insira todo tipo de despesas que você tem em casa ou no trabalho, empresa, etc. Isso seria a contas no final do mês, boletos, cartões, gasto alimentares, transportes, etc.
  • Valor: Registre o custo de cada despesas referente.

Total

Enfim, você deve ter notado, que existe um aba depois do mês de dezembro.

Essa aba é dos totais, aqui poderemos ver resumidamente e de forma automática, como andam todas as receitas e despesas no final de cada mês.

Click nessa aba e podemos ver os seguintes itens:

  • Mês: Aqui os meses foram registrados manualmente, você não precisa mexer nessa coluna:
  • Total de Receitas: Nessa coluna, você pode acompanhar os totais de cada mês, referente aos valores das receitas.
  • Total Despesas: Nessa coluna, você pode acompanhar os totais de cada mês, referente aos valores das despesas.
  • Saldo Final: Nessa célula, você pode visualizar o seu saldo final, isso somando todas as receitas e subtraído com as despesas. Podendo ver o que lhe resta de dinheiro no final de tudo.
  • Gráfico, percentual e percentual final: No gráfico você poderá visualizar um percentual, que refleti entre as receitas e despesas.

Totais em Receitas e Despesas Mensais no Excel

Conclusão sobre a Planilha de Receitas e Despesas Mensais no Excel.

Por último, você viu que é bem simples de trabalhar com uma planilha deste modelo de controle, não é mesmo? Pois com ela você passa a ter um controle inicial de sua renda, sabendo o que receber e o que retirar do seu saldo.

Ei, você sabia que temos vários modelos de planilhas totalmente gratuitos aqui?


Se você gostou desta planilha de Excel, clique na imagem abaixo para conhecer todas os nossos modelos de planilhas gratuitas, personalize como preferir e de acordo com suas necessidades. Confira:

modelos de planilhas gratuitas para download


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados No Excel: