Técnica Importante com Função EXPANDIR no Excel 365

Técnica Importante com Função EXPANDIR no Excel 365

Antes de mais nada, aprender técnicas de expansão, ou recursos usando a função EXPANDIR no Excel 365, é extremamente importante por várias razões práticas: economiza tempo na entrada de dados, facilita a atualização de fórmulas em um intervalo de células, permite criar séries personalizadas rapidamente, agiliza a formatação de dados, oferece flexibilidade na manipulação de dados, automatiza tarefas repetitivas, aumenta a eficiência e reduz erros.

Inserir Saldo Total AUTOMATICAMENTE no Excel

Contudo, dominar essa técnica traz benefícios significativos, como maior eficiência, agilidade, flexibilidade e automatização de tarefas, melhorando o trabalho com dados e planilhas e aumentando a produtividade geral.

Hoje temos em mãos, uma técnica bem essencial que podemos realizar com a função EXPANDIR.

Inserir um total na última linha da coluna:

Função EXPANDIR no Excel 365, coluna

Nos criaremos uma cópia da coluna B (Salário) e inseriremos uma célula totalizando todos os valores somados. Todo esse procedimento será criado dentro de uma só fórmula.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Criar SALDO TOTAL com a Função EXPANDIR no Excel 365

Primeiramente, saiba que a função EXPANDIR, consegue liberar mais linhas ou colunas para uma tabela selecionada.

Veja bem, se temos uma tabela com 2 colunas e 15 linhas, ao usarmos a função EXPANDIR, poderemos escolher mais linhas ou colunas para aquela tabela.

Por exemplo: 3 colunas e 20 linhas!

Sendo assim, na primeira sintaxe da função, selecionaremos toda a coluna Salário:

Função EXPANDIR no Excel 365, selecionar

Já na segunda sintaxe, inseriremos quantas linhas pretendemos expandir mais ainda nossa coluna.

Para que nossa técnica proceda corretamente, insira a função LINS( )+1.

Função EXPANDIR no Excel 365, lins

A função LINS, consegue contar quantas linhas foram selecionadas na coluna. Como nossa tabela tem um total de 14 linhas, então teremos que somar com +1 para ele ter 15.

Então na linha 15 ficará nosso total somando todos os salários.

Agora, na terceira sintaxe insira o número de colunas:

Função EXPANDIR no Excel 365, número de colunas

O fato de inserirmos o número 1, é porque nossa coluna tem apenas 1 coluna e não pretendemos expandir a mesma.

Conferindo a última sintaxe da função, temos que somar todos os valores da coluna para obter o total na última linha.

Veja:

Função EXPANDIR no Excel 365, somar

Fechando a função e confirmando, veja o resultado:

Função EXPANDIR no Excel 365, resultado

Sendo assim, agora vamos aos testes!

Na coluna B, vamos inserir mais um valor:

 novo valor

Ao confirmar, poderemos visualizar que o valor será incluso na coluna resultado e ao mesmo tempo o total somado passará para a próxima linha:

resultado dinâmico

O que temos é uma coluna dinâmica, onde podemos preencher a coluna base e ao mesmo tempo, temos o total somado aplicado automaticamente na última célula da coluna.


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste tutorial prático e se usará este recurso em suas planilhas futuras. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados Ao Excel: