ETL em BI é uma sigla em inglês que significa Extract, Transform and Load (Extrair, Transformar e Carregar).
Ao tratarmos de BI o ETL é, basicamente, nosso primeiro contato. Quando falamos de ETL falamos de importar dados de fontes externas e tratá-las no Power Query. Este processo é super importante, pois é a partir dele que iniciamos o processo para termos nosso resultado visual.
O ETL em BI funciona da seguinte ordem:
- Primeiro você tem a importação da base de dados;
- Fazemos o tratamento das informações;
- Carregamos as informações tratadas.
Num exemplo simples e claro, quando você importa dados de um sistema nem sempre o preenchimento deste foi feito de maneira padronizada. Acontece que quando você joga esta base no BI é necessário fazer o tratamento para que o sistema compreenda que a coluna de dinheiro é dinheiro, que a coluna de data é data, que coluna de textos são textos, etc.
É no ETL que removemos colunas desnecessárias assim como informações duplicadas deixando a base limpa para usarmos para criar nossos dashboards.
O que é ETL em BI: na Prática
Primeiramente, vamos importar dados de um site e fazer o tratamento para ficar pronto para criamos o dashboard, neste tutorial iremos criar o dashboard, pois o objetivo é somente o ETL: Em seguida, informe o endereço do site:
Faça a conexão:
Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.
Receber conteúdos de Excel
Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: [email protected]
Posteriormente, selecione a tabela ou as tabelas que desejar e em seguida clique em Transformar Dados:
Agora chegou o momento de tratarmos as informações, pois se simplesmente carregarmos para criar o relatório, certamente contará muitos erros, este processo é feito no Power Query Editor.
A primeira coluna não nos interessa, portanto vamos exclui-la deixando nossa base mais leve:
Se você observar temos algumas informações que contém erros, vamos substituir estes erros por 0, pois desta maneira alguns cálculos podem não ser possíveis:
Clique em Substituir Valores:
Em seguida, informe como deseja substituir:
Veja que nossa base, neste quesito, está limpa:
É bem verdade que existem muito mais coisas a serem tratadas, porém nosso objetivo é que você entenda o conceito. Agora vamos fechar e carregar:
Curso de Power BI para Iniciantes
Se você está querendo aprender Power BI do zero, temos uma ótima notícia! Este curso foi desenvolvido do absoluto zero no Power BI. Com ele, você terá uma base realmente sólida para poder dominar a ferramenta, portanto clique no link abaixo e conheça mais.
Veja aulas demonstrativas do Curso de Power BI ➜
Posts Relacionados: