O processo seletivo é indispensável para qualquer profissional, é a famosa entrevista de emprego onde o pretendente à vaga vai passar por uma sabatina onde vai ser questionado, passando por diversas perguntas e cada resposta vai ser avaliada contando para o seu processo de aprovação ou não.
Por mais que hajam muitas pessoas que acreditam que é um bicho de sete cabeças, na realidade quando você entende como funciona um processo seletivo você passa a ter uma enorme vantagem sobre seus concorrentes, isso acontece, pois, independente do ramo de atuação ou empresa que esta fazendo a entrevista, todas seguem a mesma premissa e objetivos com as perguntas.
Se prepare para o processo seletivo
Um grande erro de boa parte dos entrevistados é chegar para a conversa completamente despreparado, sem saber muito bem sobre a função, a vaga que vai exercer e as informações da corporação.
Antes de qualquer processo seletivo, o seu objetivo deve ser sempre estudar as informações, quanto tempo a empresa tem de mercado, qual a sua função, o objetivo e sonho da instituição.
Os entrevistadores conseguem identificar aqueles que se prepararam previamente durante a conversa.
A linguagem corporal
Uma coisa é fato, durante qualquer conversa as pessoas se expressam com muito mais do que as palavras, o corpo fala e os entrevistadores estão sempre prestando muita atenção na forma como a comunicação corporal se dá.
Com o corpo é muito mais difícil sustentar uma inverdade, por isso, durante o processo seletivo esteja sempre muito atento a comunicação ambígua até mesmo que seja entre a sua fala e a movimentação.
Postura
Você está sendo avaliado o tempo todo, desde seu modo de falar, agir até mesmo o modo como se porta, por isso, mantenha-se o mais profissional possível.
Durante uma avaliação de processo seletivo, a sua confiança é muito importante, e através dela você consegue transparecer o seu profissionalismo e autoridade.
Com base na postura é necessário apenas estar esperto quanto ao modo que se expressa a linha que separa a postura confiante e segura de si do soberbo é muito facilmente transpassada, e o tiro pode sair pela culatra.
Imite o entrevistador
Sim, você leu certo, uma das melhores dicas para se dar bem durante um processo seletivo é simular o modo do entrevistador.
Primeiro o seu desafio será compreender o modo da pessoa que estará conversando contigo, se ele é mais reservado, calmo e carrega uma postura séria ou então se promove um ambiente mais descontraído indo para o lado de um papo para te conhecer do que uma entrevista realmente.
E você deve seguir a deixa dele, se adaptando ao modo de conduzir o processo seletivo.
Estude a empresa
A melhor forma de causar uma boa impressão é conhecendo o lugar que está fazendo o processo seletivo, suas informações básicas, como idade, com o que trabalha, principal produto ou serviço.
Sabendo soltar essas informações durante o andamento da entrevista vai manter-se sempre a frente do entrevistador.
O treino vai te levar muito longe
O preparo sempre supera a pessoa que tem mais experiência, ou melhor currículo.
Tenha em mente que durante um processo seletivo, o seu desempenho pode ser completamente treinado e preparado para aquela entrevista em específica, pois, todas as perguntas seguem sempre a mesma premissa básica, de conhecer o entrevistado, entender a sua personalidade e saber se ele se encaixa na cultura da corporação.
E isso é algo muito bom para você, pois, com uma simples pesquisa na internet você pode se preparar para a maioria das perguntas que serão feitas no seu processo seletivo e com isso melhorar e ensaiar tudo, desde sua resposta, até o modo como vai ser dita e suas expressões.
Se venda
Por mais que possa parecer algo errado, ou desumano, mas o objetivo principal de uma pessoa durante uma entrevista de emprego é fazer com que dentre todas as opções a empresa e o entrevista opte por você, ou seja, você vai estar se vendendo.
Não se apague ao pensamento que você é um objeto ou algo assim, mas esteja ciente que você precisa se vender, com todas as suas qualidades, principais pontos fortes, e que mesmo os seus defeitos já estão sendo melhorados. Por isso, foque completamente seu objetivo em não deixar dúvidas sobre seu profissionalismo e que você é a melhor opção.
Fale de seus desafios
Durante o processo de se vender para o seu entrevistador, se você falar apenas de qualidades e feitos extraordinários, pode parecer muito irreal.
Sendo assim, mesmo que tudo seja verdade, todos sabem que a carreira de ninguém é perfeita sem erros ou desafios, sendo assim, a sua tarefa para não deixar o seu processo seletivo se tornar uma propaganda perfeita, saiba equilibrar os feitos com erros e desafios, mas em hipótese alguma deixe de pontuar o que aprendeu com cada um dos erros e como solucionou os desafios inclusive os maiores.
Faça perguntas
Durante o processo seletivo, fica claro que o normal é o questionamento ir do entrevistador para você, mas mesmo assim, apenas responder tudo, sem levantar questionamentos ou então a conversa aberta pode passar a falsa intenção de desinteresse.
Sendo assim, saiba dosar o modo como se dá a conversa para não deixar que seja uma situação de pergunta e resposta, faça perguntas, tente entender e abra conversas focadas no objetivo.
Mostre que você é a escolha correta
Ainda levando em conta o tópico anterior, enquanto faz as perguntas o seu objetivo deve ser se encaixar nos problemas.
Se o processo é uma venda, você deve ser a escolha clara, sendo a pessoa perfeita para esta vaga, não deixe nenhuma dúvida que você se encaixa perfeitamente na vaga.
O processo seletivo é complicado e concorrido, principalmente se levarmos em conta a situação atual do país, por isso não deixe nenhuma falha em seu processo de aprendizagem, veja 10 dicas do que falar em uma entrevista de emprego.