Perguntas de Entrevista de Emprego

Perguntas de Entrevista de Emprego

Se você gostaria de saber quais são as perguntas de entrevista de emprego mais comum, e utilizadas em processos seletivos, leia este artigo até o final que ele é feito especialmente para ajudar você a se sair bem nestas entrevistas.

Antes começarmos este post, se você está buscando aprender como criar um currículo ou dicas importantes para melhorá-lo, saiba que já desenvolvemos artigos com estes temas aqui.

Aprenda Aqui Quais são as Perguntas de Entrevista de Emprego mais Comuns

Todo mundo sonha com um bom emprego, que ofereça vantagens, bom salário, plano de saúde, seguro de vida e as tão merecidas bonificações.

Mas com a situação atual, as empresas reduziram as contratações e as chances de encontrar bons empregos também caíram, pois a concorrência ficou ainda maior.

É por isso que precisamos aproveitar cada oportunidade e entrevista para mostrar que somos a melhor opção para a empresa.

Portanto, uma maneira de fazer isso é conhecendo os objetivos do grupo do qual você pretende fazer parte e sabendo responder às perguntas que são feitas.

Bem, a parte de conhecer a empresa vai ser trabalho seu, mas nós vamos tentar te ajudar a responder às perguntas para entrevistas de emprego.

Embora alguns entrevistadores de emprego adotem métodos bastante incomuns para entrevistar os candidatos. A maioria costuma utilizar perguntas para conhecer o candidato através da comunicação.

Por isso, as perguntas e respostas são criadas para entender um pouco da personalidade e postura do entrevistado.

Vamos ver agora algumas das perguntas para entrevista de emprego mais comuns e recorrentes.

perguntas de entrevista de emprego


Perguntas e como respondê-las:

É claro que os entrevistadores não usam sempre as mesmas perguntas, e a maneira como elas são feitas mudam de entrevistador para entrevistador e também de acordo com o candidato que está sendo entrevistado.

Então é possível que você ouça uma dessas perguntas com algumas variações


Conte-me algo sobre você 

Em geral, quando os entrevistadores fazer essa pergunta eles já sabem algumas informações do candidato, como: idade, nome, formação e outras coisas que estão registradas no currículo.

Isto é, o objetivo dessa pergunta é avaliar o perfil do candidato e ver se ele se encaixa na vaga que está sendo proposta.

Esta pergunta também serve para determinar se o candidato será a melhor opção para o cargo, o que significa avaliar as habilidades e atitudes exigidas para o cargo.

As respostas ajudam o entrevistador a ver se a pessoa tem uma postura de liderança ou subordinação. Ou qual perfil de funcionário a pessoa tem, se ela é proativa ou reativa. 

Se você é um candidato, não adianta falar tudo que já está no currículo, isso o examinador já sabe, muitas vezes ele quer saber como você desenvolveu aquelas competências e experiências que estão alistadas no currículo.

Então explique por que você escolheu sua profissão, como você escolheu a faculdade ou curso técnico que iria fazer.

perguntas de entrevista de emprego-como-responder

Fale sobre as experiências que te ajudaram a formar o seu perfil profissional e como essas coisas vão ser úteis para a empresa.

Ao responder a essa pergunta, ligue os pontos em seu currículo para que o entrevistador não apenas entenda suas habilidades, mas também o motivo.


Qual é a sua maior fraqueza? 

Essa é a pergunta que pode derrubar muitos candidatos. Parece simples, mas em geral as pessoas não gostam de expor suas falhas.

Por isso, a maioria dos candidatos adota uma técnica que parece ser infalível, basta escolher uma fraqueza teórica e, em seguida, transformar magicamente essa falha em um poder disfarçado.

Por exemplo, muitos respondem: “Minha maior fraqueza é que sou obcecado pelo trabalho”, ou, “ minha maior fraqueza é que eu sou muito perfeccionista”.

Isso não engana aos entrevistadores, muitas vezes o objetivo dessa pergunta é analisar se o candidato tem uma perspectiva equilibrada sobre si mesmo.

pontos fracos - perguntas de entrevistas de emprego

Se você escolher responder essa pergunta com uma falsa fraqueza, é como se você estivesse dizendo: “minha maior fraqueza é ser o funcionário dos seus sonhos”, e convenhamos que isso não funciona em nenhum lugar do mundo.

A melhor maneira é escolher uma fraqueza real, e explicar que você está trabalhando muito para melhorá-la. Fale sobre quais ações você está tomando para corrigir essa fraqueza, e lembre-se, ninguém é perfeito.

Por isso, a pergunta é usada para saber se você é realista quanto às suas limitações e se você está fazendo alguma coisa para melhorar ou corrigir essa falha.

Pessoas realistas, em geral, são modestas e isso ajuda na hora de receber um feedback negativo, sobre o que precisa melhorar. Esse é um exemplo de varias perguntas para entrevista de emprego.


Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

 É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br.

Qual o seu ponto mais forte?

Essa pergunta costuma seguir a anterior, e sua resposta é tão importante quanto quais são suas maiores fraquezas.

Mais uma vez, não fale sobre as qualificações que você já colocou no currículo, e lembre que essa pergunta e a anterior estão relacionadas, então uma resposta como:

” minha maior fraqueza é meu ponto forte”, não funciona.

Isso só mostra ao entrevistador o quanto você está despreparado para a entrevista.

Se você é o candidato e lhe fizerem essa pergunta, tente dar uma resposta precisa e pontual, clara e precisa.

Entenda que além da resposta você precisa exibir essa qualidade, por exemplo, se você é um excelente solucionador de problemas, dê alguns exemplos para provar que você é um excelente solucionador de problemas.

Pontos fortes - entrevista de emprego

Se você é um bom líder, dê exemplo de como sua liderança ajudou seu empregador anterior, ou a empresa a conseguir alcançar metas.

Resumindo, não diga apenas que você tem certos atributos, mas prove que tem esses atributos.


Onde você se verá daqui a cinco anos?

No geral, os entrevistadores sempre ouvem as mesmas respostas para essa pergunta, ou os candidatos são excessivamente otimistas, porque acham que é isso que os entrevistadores estão procurando.

Ou são extremamente humildes, porque pensam que o entrevistador está em busca de alguém humilde.

Sendo assim, o que se procura com essa pergunta é coerência por parte do entrevistado e um ponto de vista realista.

Por isso, não tente responder de maneira excessivamente otimista, como: ” daqui a cinco anos eu quero ser o seu chefe”, calma, não precisa ser tão otimista e nem tão agressivo, isso pode passar uma ideia de que você não tem respeito pela hierarquia e não tem bom senso.

Também não seja extremamente humilde. Resposta como: “eu só quero fazer um bom trabalho e ver onde meus talentos me levam”, passam a ideia de que você é acomodado e sem grandes expectativas.

Em ambos os casos, você não ganha nada.

Essa pergunta tem a ver com a sua mentalidade.

As empresas procuram pessoas com uma mentalidade empreendedora. O negócio que o candidato deseja abrir fala sobre suas esperanças e sonhos, interesses e paixões, o trabalho que ela gosta de fazer, as pessoas com quem gosta de trabalhar.

como você se vê daqui cinco anos

Então, fale sobre suas metas profissionais, dentro e fora da empresa.


Você sabe trabalhar com o Excel?

Essa pergunta é muito comum em entrevistas de emprego. Acontece que o Excel é uma ferramenta multiuso e o bom manuseio dela ajuda a facilitar o trabalho das empresas.

As utilidades dessa ferramenta são inúmeras, por isso é importante que os funcionários saibam usar essa plataforma.

Fale a respeito das suas competências no Excel, quais funções você sabe usar, se você sabe desenvolver planilhas inteligentes que possam facilitar o dia a dia da empresa.

dashboard-no-excel

Se possível mostre como você usa essa ferramenta no seu dia a dia e explique como ela era importante no seu último emprego.

Fale sobre assuntos específicos do Excel, explique como você acha que as várias funções da ferramenta podem ser usadas para atender o setor que você pretende trabalhar.

O conhecimento prático dessa ferramenta é um diferencial entre você e os outros candidatos. Por isso, se esforce para melhorar o seu nível no Excel.

Pode ser uma boa ideia escolher um Curso de Excel Online que te ajude aprender a usar essa ferramenta.

Curso de Excel Online

Isso com certeza vai atrair atenção do entrevistador, e lembre-se não minta, se você falar que compreende ou que sabe usar o Excel sem saber, pode acabar sendo ruim para você e para a empresa.

Esse é um exemplo de varias perguntas para entrevista de emprego.

  • Lembre-se que se você for participar de um Teste de Excel para Processo Seletivo, criamos um artigo exclusivo com dicas de itens que mais caem em testes, exemplos de testes e as resoluções e também dicas de como estudar.

Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

 É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br.

Dentre todos os candidatos, por que devemos contratá-lo?

 Essa pergunta tem por objetivo saber qual o seu diferencial, o que você tem que os outros candidatos não têm.

É claro que é extremamente difícil conhecer as pessoas que estão concorrendo com você por uma vaga.

Portanto, por isso que ao responder essa pergunta você precisa mostrar que conhece a empresa. E que você conhece também as diretrizes dela, e entender muito bem para que função você está se candidatando.

Explique porque você se daria bem naquela função, como suas habilidades vão ser usadas a favor da empresa e o quanto você está disposto a fazer para ajudar o grupo.

Certifique-se de transformar esta parte da entrevista em um diálogo.

Depois de expressar as vantagens que a empresa teria ao te contratar, mostre que está interessado em saber como você pode ser melhor usado.

Se o entrevistador não tiver falado o que eles estão procurando em um candidato, pergunte: “Quais são suas expectativas? ”, ou, “ o que vocês estão procurando em um colaborador? ”.

Isso vai mostrar que você tem interesse em contribuir para o bom andamento da empresa, e não apenas em conseguir um emprego. Esse é um exemplo de varias perguntas para entrevista de emprego.


Como você ficou sabendo da vaga? 

O objetivo dessa pergunta é saber se você estava procurando uma vaga para a empresa, ou se você encontrou uma oportunidade de trabalhar na empresa.

Os entrevistadores tendem a selecionar as pessoas que já possuem um objetivo de trabalhar naquela empresa específica.

Candidatos assim costumam ser mais dedicados ao trabalho. É por isso que as empresas costumam dar preferência a pessoas que se candidatam através do site, isso pode indicar que a pessoa já estava buscando uma forma de trabalhar ali.

Em outras palavras, o que o entrevistador quer saber é:

Você está procurando um emprego, ou você estava procurando aquele emprego e aquela vaga para qual você está sendo entrevistado.

Mostre que você ouviu falar porque já tem interesse na empresa e acompanha regularmente seus processos seletivos em busca de uma oportunidade.

É claro que você não vai mentir, se você ficou sabendo da vaga aleatoriamente, fale a verdade, mas mostre que você admira a empresa e gostaria de fazer parte da equipe.

dica para entrevista de emprego


Por que você quer este trabalho? 

Se te fizerem essa pergunta, aproveite para se destacar.

Apenas falar sobre por que trabalhar com a empresa seria uma coisa muito boa. Discuta como a posição se encaixa perfeitamente com o trabalho que você deseja realizar a curto e longo prazo.

E se você não sabe por que essa posição é perfeita, se pergunte, eu quero mesmo trabalhar aqui? Se a resposta for não, procure outra oportunidade, você vai poupar sua saúde e a organização da empresa.

Esse é um exemplo de varias perguntas para entrevista de emprego.


Qual é a sua maior conquista profissional?

Esta é uma pergunta de entrevista que requer respostas relacionadas ao trabalho.

Se você disser que sua maior conquista é aumentar sua receita em 18% em seis meses, mas está sendo entrevistado para um cargo de liderança em recursos humanos, essa resposta é interessante.

Mas, em última análise, irrelevante.

Em vez disso, fale sobre os funcionários de baixo desempenho que você ajudou ou como você superou disputas internas entre departamentos.

O objetivo é compartilhar conquistas que mostram como você vai se sair no cargo.

perguntas de processo seletivo


Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

 É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br.

Como você reage em situações de conflito? 

Em todo ambiente de trabalho competitivo, o conflito é inevitável.

Por isso é bom mostrar como você reage caso precise resolver uma situação de conflito entre outros funcionários, e falar como você reagiria se estivesse diretamente envolvido.

Em geral os conflitos surgem quando um erro é cometido. Por isso é importante admitir quando cometer erros e saber manter a calma quando for injustamente acusado de cometer um erro. O segredo é ter inteligência emocional.

entrevista de emprego

Visto que todas as empresas precisam que os funcionários admitam voluntariamente quando cometem erros, isso poupa o tempo com averiguações e ajuda a concentrar os esforços em resolver o problema.

Esse é um exemplo de varias perguntas para entrevista de emprego.


Por que você está deixando seu emprego atual? 

Vamos começar com o que você não deve dizer.

Não fale sobre como o chefe é difícil, não diga que você não se dá bem com outros funcionários, não fale mal da empresa onde você está trabalhando.

Em vez disso, concentre-se nos aspectos positivos que a mudança vai trazer.

Fale sobre o que você deseja alcançar, ou sobre o que você quer aprender. Fale sobre como você deseja crescer, sobre o que deseja realizar, explique como isso ajudará você e sua nova empresa.

Reclamar do seu empregador atual é um mau sinal para o entrevistador, pois se você faz isso com seu emprego atual, pode fazer o mesmo com o novo.

perguntas de recrutadores


E então, gostou do nosso artigo sobre perguntas para entrevista de emprego?

Se gostou, fique a vontade para compartilhar com seus amigos e colegas de trabalho. Caso tenha dúvidas ou sugestões, basta deixar nos comentários.

Ótimos estudos.

Posts Relacionados a Desenvolvimento Profissional: