SOMAR no Excel: 3 Maneiras Diferentes + Dicas Bônus [Guia Prático]

SOMAR no Excel: 3 Maneiras Diferentes + Dicas Bônus [Guia Prático]

Você sabia que existe diferentes formas de somar no Excel? Aprender 3 maneiras diferentes de somar no Excel pode ajudá-lo a ser mais ágil, flexível e preciso. Além disso ser uma ótima forma de aumentar seus conhecimentos na utilização do Excel.

Sendo assim, veremos abaixo 3 maneiras de somar no Excel, sem usar a função SOMA “manualmente”. Duvida?

Então, confira abaixo o que será apresentado nesse tutorial:

  • Ferramenta Autosoma;
  • Ferramenta Subtotal;
  • Soma 3D.

Ferramenta Autosoma

Essa ferramenta é bem simples de usar, pois não necessita de conhecimentos avançados e nem muito entendimento da mesma.

Ela consegue somar valores de um intervalo selecionado. Você seleciona o intervalo, e ela aplica a soma na última linha e coluna da tabela.

Para poder usar essa ferramenta. Tenha uma tabela composta por valores.

No exemplo abaixo, temos uma tabela de vendas mensais. Perceba que na última coluna e linha, temos o título “Total”. Note também que selecionamos todos os valores, incluindo também a última linha e coluna da tabela referente ao “Total”:

Como SOMAR no Excel, autosoma

Após você realizar esse mesmo procedimento de seleção, entre na guia “Página inicial” e clique na opção “Soma” localizada do lado direito:

Como SOMAR no Excel, autosoma ferramenta

Sendo assim, os valores da tabela serão somados por linhas e colunas:

Como SOMAR no Excel, resultado da autosoma

Ferramenta Subtotal

Essa utilidade chega a ser um pouco desconhecida e provavelmente poucos usuários usam.

A ferramenta subtotal, consegue agrupar dados como se fosse uma tabela dinâmica. E no final de cada agrupamento, ela gera um subtotal onde soma todos os valores encontrados na tabela.

Esse valores recebem os totais no final de cada linha por grupo de dados.

Pois bem, conferindo nossa mesma tabela. Vamos selecionar toda a tabela e nos direcionar até a guia Dados >> Estrutura de tópicos >> Subtotal:

Como SOMAR no Excel, subtotal

Na janela a seguir, marque todas as colunas da sua tabela e clique no botão “OK” para confirmar:

Como SOMAR no Excel, subtotal colunas

É bem fácil! Nessa janela acima é só selecionar todos os títulos das colunas da sua tabela e depois pressionar “Ok”.

E por fim, teremos os resultados:

Como SOMAR no Excel, subtotal, resultado

O mais interessante dessa ferramenta, é que ela totaliza por cada grupo encontrado na primeira coluna.

Você pode usar o ícone de [ – ] para recolher todo o agrupamento e deixar a tabela mais resumida.

Clique em cima de cada ícone de [ – ] :

Como SOMAR no Excel, recolher

E no final, sua tabela ficará assim:

Como SOMAR no Excel, resultado do subtotal

Veja acima, que todos os dados foram resumidos e somente seus subtotais foram exibidos, incluindo também um total geral de todos os meses de vendas.

E caso pretenda retirar a ferramenta subtotal da sua tabela. Clique em qualquer local da sua tabela e acessando a guia Dados >> Estrutura de tópicos >> Desagrupar >> Limpar estrutura de tópicos:

Como SOMAR no Excel, desagrupar

E pronto! A ferramenta subtotal será removida da sua tabela.

Soma 3D

Essa soma é bem comum, quando se temos várias tabelas separadas por abas no Excel. Durante esse percurso, pretendemos gerar um total de cada informação correspondente a cada tabela separada.

Abaixo, temos 3 abas, aba 1, 2 e 3. Dentro dessa aba, existem uma tabela com valores de janeiro a março:

Como SOMAR no Excel, soma 3d

Nossa objetivo é somar todos esses valores correspondentes aos meses e de cada aba específica. E para concluir, essa soma deve ser totalizada em outra aba específica.

No final das abas 1, 2 e 3, temos a aba “Total”. É nessa folha que a Soma 3D será aplicada. Ela ficará responsável por totalizar a soma das 3 tabelas nas abas 1, 2 e 3:

Como SOMAR no Excel, total

Agora preste atenção!

Precisamos que você esteja dentro da aba “Total”. E na primeira célula referente ao mês, abra a função SOMA e clique na “Aba1”:

Como SOMAR no Excel, aba do Excel

Agora, selecione segure a tecla SHIFT e clique na “Aba3” que é a última aba com a tabela:

Como SOMAR no Excel, última aba

E para finalizar, selecione o intervalo de células a ser somado. No nosso exemplo, esse intervalo vai de B2:D2

Como SOMAR no Excel, intervalo

Feche a função SOMA e pressione a tecla “Enter”. Em seguida, arraste a alça de preenchimento para baixo, e então teremos os resultados:

Como SOMAR no Excel, resultado soma 3d

 


DICA BÔNUS: 3 Formas de SOMAR utilizando a Função SOMA no Excel

Agora iremos conhecer 3 maneiras de realizar uma soma no Excel. Nesses 3 modos, serão abordados a função SOMA, que por sua vez realiza cálculos somatórios em diversos intervalos de uma planilha.

Sintaxe da Função SOMA

A função SOMA, é umas das funções mais simples no Excel. Abaixo, vamos conhecer quais são as sintaxes dessa função:

=SOMA( núm 1 ; [núm 2]… )

  • núm 1: Insira um intervalo a ser somado. Nesse ponto você pode selecionar várias células com valores;
  • [núm 2]: Essa sintaxe é opcional. Você pode incluir mais um intervalo selecionado a ser somado. A função SOMA, possui um número extremamente grande de sintaxes opcionais, então você pode escolher a quantidade a ser usada.

Função SOMARPRODUTO no VBA

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

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3 Maneiras Diferentes de Usar a Função SOMA

Antes de mais nada, a tabela que usaremos para mostrar as 3 maneiras de somar encontra-se logo abaixo:

Como SOMAR no Excel

E do lado direito dessa tabela, temos o campo “Resultado”, que é onde será posto o resultado da soma.

Somar Uma Coluna

A primeira maneira, é somar uma coluna.

Sendo assim, para somar apenas uma coluna dessa tabela, abra a função SOMA na célula “G3”, e na primeira sintaxe selecione o intervalo de “B3:B11”, que se refere a primeira coluna da tabela:

Como SOMAR no Excel, coluna

Logo em seguida, feche a função e pressione a tecla “Enter” para confirmar.

E teremos o resultado abaixo:

Como SOMAR no Excel, resultado da soma da coluna

Somar Uma Matriz ou Uma Tabela Completa

A segunda maneira é somar uma matriz ou uma tabela inteira. Uma matriz se refere a um conjunto de dados, em que estão localizados em várias colunas e linhas ao mesmo tempo.

Portanto, iremos abrir a função SOMA novamente, na primeira sintaxe selecione todos os valores da tabela de “B2:E11”:

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Por fim, confirme a função e veja o resultado:

planilhas excel

Somar Valores Separados

A última maneira que iremos abordar, é somar valores separados ou células separadas.

Esse talvez seja o método mais demorado de todos, até porque temos que incluir célula por célula nas devidas sintaxes da função.

Com a função SOMA aberta, em cada sintaxe núm 1, núm 2, núm 3 e núm 4, insira as seguinte células: B3,C6,E4 e E11

Como SOMAR no Excel, células separadas

Feche a função e confirme-a. Agora, confira o seguinte resultado:

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