Gestão de Pessoas: Guia Completo para Aprender Mais

Gestão de Pessoas: Guia Completo para Aprender Mais

Uma gestão de pessoas eficaz é uma qualidade indispensável para os líderes e aspirantes a líderes. O objetivo final da gestão de pessoas deve ser melhorar o local de trabalho, melhorar a comunicação e preparar todos os colaboradores para que todos – e a empresa – alcancem seus objetivos. Se você quer saber mais sobre como se tornar um bom gestor de pessoas, você deve analisar – e aprender – a fundo todas as habilidades que são necessárias, pois só assim será capaz de identificar seus pontos fortes e quais as áreas de melhoria. 

Sendo assim, neste artigo vamos falar um pouco sobre o que é gestão de pessoas e como desenvolver essas habilidades que são extremamente necessárias para tornar o seu local de trabalho melhor. 

O que é Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas é  processo de formar, motivar e orientar os funcionários para otimizar a produtividade deles, além de promover o crescimento profissional. Os líderes, gerentes e chefes de departamento devem usar a gestão de pessoas para supervisionar o fluxo de trabalho e verificar os pontos onde é possível aumentar a produtividade dos funcionários e onde é necessário uma intervenção maior. 

Onde a Gestão de Pessoas é útil e atua:

A Gestão de Pessoas vai além de simplesmente gerenciar metas e prazos. Ela também engloba cuidar para que os funcionários estejam dando o seu melhor e que possam se sentir motivados para crescer dentro da empresa. Para facilitar, fizemos uma lista de alguns pontos onde normalmente a Gestão de Pessoas é ignorada  mas que poderia trazer muitos benefícios! 

1. Solução de Conflitos Interpessoais

Sempre que houver mais de uma pessoa em um lugar, haverão conflitos! As pessoas não pensam igual e não tem os mesmos valores e isso sempre pode acabar gerando alguns desentendimentos e deixar o clima pesado. 

Apesar de alguns chefes simplesmente fazerem vista grossa, a resolução de conflitos interpessoais faz parte da gestão de pessoas e não deve ser ignorada. 

Um gestor de pessoas eficaz, seja ele um líder, um chefe ou um supervisor é capaz de perceber esses conflitos e ajudar a mediar, sempre focando em promover a colaboração e o respeito entre os membros da equipe. 

2. Treinamento de Novos Funcionários

Você já chegou em alguma empresa para trabalhar e o chefe simplesmente mandou você ir aprender o trabalho com outra pessoa? Normalmente quando isso acontece, o funcionário novo acaba ficando bem perdido e muitas vezes se sente como se estivesse incomodando. Isso não é nada bom, principalmente para um recém chegado. 

É função do Chefe ou Supervisor integrar esse novo funcionário e garantir que ele esteja aprendendo a fazer todo o seu serviço de forma adequada, evitando frustrações e falta de motivação. 

3. Gerenciamento de Prazos e Metas

Como já dissemos, gerenciar os prazos e metas e saber o que está acontecendo com a equipe também é função de quem está fazendo a gestão de pessoas. 

Para isso, é importante estar sempre de olho no que os funcionários estão entregando e na produtividade de cada  um. 

É importante ressaltar aqui que gerenciar os prazos e metas pode ficar muito mais fácil se você aprender a fazer isso de forma automatizada no Excel. Vamos falar disso mais a diante. 

4. Construção de uma Cultura da Empresa

Isso pode até parecer coisa de empresas muito grandes e você pode achar que é “frescura”, mas quando uma boa cultura da empresa é criada, tudo fica mais fácilG.

A cultura da empresa representa tudo o que é compartilhado dentro da empresa em termos de valores, crenças e hábitos, e isso inclui como os seus funcionários compartilham esses valores e como eles agem no dia a dia. 

Quando a cultura da empresa é bem implementada, podemos ver que os chefes perdem menos tempo solucionando pequenos problemas e podem se dedicar mais a outras funções do cargo. 

Contudo, uma empresa com uma cultura fortalecida e que a base é o respeito e a consideração ao próximo com certeza tem muito mais chances de bater as metas e extrair o melhor dos seus funcionários do que uma empresa que simplesmente cobra as metas e não se preocupa em entender como cada um dos funcionários pensa e como isso interfere diretamente na empresa. 

Gestão de Pessoas

Competências Essenciais na Gestão de Pessoas

Gerir pessoas de forma adequada requer várias habilidades. As habilidades de comunicação muitas vezes são deixadas em segundo plano, mas são muito importantes e devem ser adquiridas assim como outras habilidades que normalmente são consideradas mais importantes. 

Vamos deixar aqui alguns exemplos de habilidades que você pode promover no seu local de trabalho, não só para os gestores como para toda a equipe. 

  • Capacitação dos funcionários
  • Escuta ativa
  • Resolução de conflitos
  • Flexibilidade
  • Paciência
  • Comunicação clara
  • Confiança
  • Organização
  • Excel

 Para deixar mais claro, falaremos de cada uma dessas habilidade e explicaremos como elas interferem diretamente no ambiente de trabalho e nos resultados da equipe

Capacitar Funcionários

Capacitar bem os funcionários vai além de simplesmente treinar os recém chegados. A capacitação deve ser constante e abranger tanto os recém chegados quanto os que já estão trabalhando faz tempo. 

Uma boa capacitação de funcionários faz com que eles consigam melhorar a sua produtividade e consequentemente ter um desempenho melhor na empresa. 

Se você quer melhorar no quesito capacitação de funcionário, seguem algumas dicas do que você pode fazer: 

  • Dê feedbacks construtivos e incentive que eles aprendam novas habilidades
  • Esteja disponível para perguntas e para promover qualquer tipo de treinamento adicional que possa ser necessário
  • Esteja atento e permita que haja um ajuste do fluxo de trabalho ou dos processos envolvidos, desde que isso melhore a produtividade do funcionário.
  • Incentive os funcionários a se capacitarem por conta própria. Isso mostra pro atividade! 
  • Dê todo o seu apoio para que eles consigam se dar bem em projetos desafiadores, mantendo sempre a motivação. 

Escuta Ativa

A escuta ativa é simples na teoria mas um pouco difícil de ser colocada em prática. Ela consiste em ouvir tudo o que o seu funcionário tem a dizer,  deixar ele se expressar e realmente prestar atenção no que ele está dizendo e só depois responder. 

Além de tudo, na escuta ativa também é importante focar no que o funcionário está dizendo e não no que você quer que ele diga ou no que você entendeu. 

Muitas vezes acabamos interpretando as coisas mal por não ter escutado direito. Escutamos enquanto divagamos e pensamos em outras coisas. 

é importante olhar nos olhos e usar as reações não verbais, como por exemplo balançar a cabeça. Isso faz com que quem está falando saiba que você está realmente interessado e entendendo tudo o que ele está dizendo. 

Para garantir que vocês dois estão falando a mesma coisa, você pode fazer um resumo de tudo o que ele disse ou fazer algumas perguntas para entender melhor. 

Se for possível, dê a solução ou um caminho para que ele mesmo busque a solução. Se for algo que não há solução, você pode oferecer a sua empatia, para garantir que você se solidariza com o problema! 

Resolução de Conflitos 

Como já dissemos, é importantíssimo que a gestão de pessoas englobe também a parte de Resolução de Conflitos. Sempre que você notar que o clima está pesado, é bom averiguar para descobrir o que está acontecendo e então propor soluções. Você pode ouvir o problema usando as dicas de escuta ativa. Em seguida verifique se o problema está sendo alguma falha de comunicação entre os funcionários ou se são opiniões divergentes. Faça a mediação e ajude-os a chegar a uma solução coletiva. 

Mas engana-se quem pensa que isso basta. É necessário monitorar a situação para garantir que o conflito foi realmente resolvido e que não vai ocorrer novamente. 

Gestão de Pessoas - Resolução de Conflitos

Flexibilidade

Essa é uma habilidade um pouco mais complicada de ser adquirida uma vez que é subjetiva. Mas, uma vez que você conseguir, verá que levará as suas habilidades de gestão de pessoas a outro nível. 

A habilidade em si consiste em perceber quando você precisa ser firme e quando pode – e deve – ser mais flexível. 

Para facilitar, você pode ser flexível quanto aos métodos, deixando os funcionários escolherem qual a melhor forma de trabalho para eles, mas ser rígido em relação ao cumprimento das metas, por exemplo. 

Alguns gestores fazem a linha: não importa quando, nem como, desde que o serviço seja feito da melhor forma possível.  Pois, Isso dá liberdade para que seus funcionários produzam da forma como acharem melhor, enquanto que você consegue os resultados que precisa, que no caso é que a equipe bata as metas. 

Porém, independente de como você for fazer a flexibilização, é importante sempre averiguar se os funcionários estão mesmo rendendo tudo o que deveriam ou se só estão fazendo o mínimo.

Paciência

Algumas pessoas acham estranho falar de paciência quando o assunto é gerenciar pessoas. Mas, todo gestor deve sim ter um bom estoque de paciência para garantir que o funcionário vai ter a liberdade de tirar as dúvidas quantas vezes forem necessárias. 

Muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos atropelando alguns processos e nos irritando quando o funcionário vem fazer perguntas sobre um determinado processo que já explicamos várias vezes. Mas isso acaba intimidando o funcionário e fazendo com que ele tenha dificuldade em fazer mais perguntas e tirar dúvidas. 

Comunicação Clara

Do mesmo jeito que é importante ouvir seus funcionários da forma correta, também é importante se comunicar da forma correta, garantindo que eles entendam exatamente o que eles precisam fazer. 

A paciência também faz parte de ter uma comunicação clara, garantindo que seus funcionários terão a quem recorrer nos momentos de dúvida. 

Se você perceber que os seus funcionários não estão compreendendo muito bem o que você tem a dizer, atente-se para duas coisas que podem fazer toda a diferença: a utilização de muitos termos técnicos e o excesso de informações de uma única vez. 

Confiança

A confiança é importante não só para os seus funcionários confiarem em você, mas também para que eles confiem em todos da equipe. A confiança no ambiente de trabalho serve principalmente para eles sentirem que podem contar uns com os outros, garantindo um ambiente saudável e sem estresse. 

Todavia, o líder ou chefe também deve ser capaz de confiar na sua equipe, dando sempre tarefas que são desafiadoras na medida certa. 

 

Organização

Ser organizado é extremamente importante quando o assunto é gestão de pessoas. Você precisa estar organizado para conseguir avaliar se a sua equipe realmente está se saindo bem ou não. 

Portanto, é importante sermos organizado para conseguir respondermos rapidamente e-mails e outras solicitações dos funcionários, além de mantermos um calendário em que você possa acompanhar ativamente os prazos, reuniões e até mesmo ver se você está atribuindo as tarefas corretamente para todos os membros da equipe

 

Excel 

Claro que o Excel iria entrar na nossa lista. Como sempre gostamos de dizer por aqui, o Excel é a ferramenta mais robusta quando o assunto é automatização de tarefas! 

Se você precisa controlar as metas e se certificar de que seus funcionários estejam batendo as metas, você precisa controlar de perto tudo o que está sendo produzido para não correr o risco de chegar próximo da data da meta e descobrir que algo não foi feito como deveria. 

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Você vai aprender a criar dashboards, planilhas, relatórios e todas as funções necessárias para acompanhar de perto a sua equipe. E o melhor: vai aprender a fazer isso de forma automatizada para não ficar perdendo horas e horas com essa tarefa toda vez que precisar analisar como anda o desempenho deles. 

Gostou do nosso post com dicas de gestão de pessoas? Quais dessas habilidades você acha mais importante ser desenvolvida pelos líderes, superiores e chefes?

Deixe nos comentários suas sugestões para os próximos posts!

 

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