Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel

Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel

Muito usuários necessitam para seus projetos encontrar a menor e maior data mais próxima no Excel, a partir de uma data Inicial. Sendo assim, preste bastante atenção, pois você verá como fazer isso usando algumas funções do Excel.

Aprenda Encontrar a Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel

Antes de mais nada veja que temos uma data inicial e um intervalo de datas.

Logo, depois temos os resultados da data menor mais próxima, e data maior mais próxima.

Sendo assim, nosso objetivo é retornar as datas menores e maiores mais próximas da data inicial, ou seja, verificando em todo o intervalo de datas.

Como você pode ver a data menor mais próxima a data inicial é a data 19-11-2021 e a maior é 25-11-2021.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

 

Como Encontrar a Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel

planilhas de excel

Vamos primeiramente usar a Função CORRESP. Para seu primeiro argumento vamos selecionar todo o primeiro intervalo de datas e para o segundo vamos indicar a data inicial.

Para finalizar, como argumento final vamos colocar -1.

Fazemos isso para a função CORRESP localizar as menores posições mais próximas a data inicial:

fórmulas excel

 

Se pressionamos a tecla F9, vamos perceber que o resultado que a função está nos mostrando, possui um número 1. Que é referente a primeira linha do intervalo de datas da coluna “C”.

Já na segunda linha temos outro número 1. Portanto, para atingirmos o nosso objetivo, iremos então buscar o último número 1 do resultado de nossa função. E logo em seguida, devemos buscar a posição desse último número:

Analisando função corresp para encontrar Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel

Portanto vamos voltar para função, e no início dela vamos inserir a Função SE.

Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

 É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br.

Ainda em Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel…

Nesse caso, para o teste lógico use a função CORRESP como trabalhada acima.

Caso o resultado desta comparação seja VERDADEIRO, vamos então retornar a função LIN. Pois, ela será responsável por trazer o número da linha do Excel subtraindo por 1.

Sendo assim, os números da linha vão ficar no lugar daqueles números 1. Já, para o segundo argumento, O FALSO, da Função SE apenas coloque vazio:

Função SE para encontrar a Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel

Agora preste bastante atenção! 

Vamos tratar os Erros

Pois antes da função SE, vamos precisar usar a Função SEERRO para tratarmos possíveis erros.

Você lembra que quando pressionamos a tecla F9 na função CORRESP?

Notou que nas outras linhas do resultado da função ela exibiu erros? Isto ocorreu pelo fato das outras datas abaixo não correspondem ao critério de “-1” no argumento final da função CORRESP.

Além da função SEERRO, vamos usar também a Função MÁXIMO para que, a partir do retorno dela, caso ela encontre algum erro seja corrigido.

Contudo, ao obtermos o número da maior linha que obtivemos no resultado da função SE, vamos obter a posição exata da data mais próxima a data inicial:

Função MÁXIMO para encontrar a Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel

Portanto, logo depois de fechar as funções, vamos usar a função ÍNDICE. Ou seja,  com ela vamos conseguir puxar o número da linha correspondente a data que queremos, e consequentemente obter a data como resultado final:

Função ÍNDICE para encontrar a Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel

Agora basta pressionar, simultaneamente,  a tecla Enter ou Ctrl + Shift + Enter para o usuários das versões 2019 ou inferior:

Encontrando a Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel

Primeira parte do projeto está 100%.

Segunda Parte do Projeto

Todavia, ainda nos falta encontrar a maior data mais próxima a data inicial e que está no nosso segundo intervalo de datas.

Vamos então copiar a mesma função e colar no segundo resultado fazendo algumas modificações.

Em seguida, vamos também trocar a função MÁXIMO pela função MÍNIMO e depois, no último argumento da função CORRESP, vamos colocar 1 e, por fim, trocar os intervalos para o segundo intervalo de datas:

Mudando referencias para encontrar a Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel

Vamos entender este processo, apenas invertemos as métodos de como a função CORRESP vai trabalhar. Agora ela vai verificar posição maior mais próxima a data inicial. Selecione a penas a função CORRESP e pressione o F9.

Note que agora os números 1 estão mais distantes, sendo assim, devemos apenas buscar a posição do primeiro número o do intervalo da função.

Por isso trocamos a função MÁXIMO pela função MÍNIMO já que precisamos do primeiro número 1 do intervalo e esse número 1 se refere corretamente a maior data do intervalo que é mais próxima data inicial.

Analisando corresp para encontrar Menor e Maior Data Mais Próxima no Excel

Em conclusão, pressione novamente de forma simultânea a tecla Enter ou Ctrl + Shift + Enter par ao usuários das versões 2019 ou inferior:

Retornando a Menor e Maior Data mais Próxima

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Online Completo

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: