A forma como se faz negócios e administrar uma empresa está passando por grandes reformulações nos últimos anos, exemplo muito claro disso, é a nova jornada de trabalho que está assumindo protagonismo na europa, em que não se trabalha nas sextas-feira, de um modo geral.
As corporações estão repensando a forma como se operam, para adotar padrões altos de bem estar para os colaboradores, e um propósito da empresa que esteja alinhado com o bem comum.
Indo neste caminho, uma das atitudes mais simples, que estão surtindo grandes efeitos é o propósito da empresa, que surge com o foco de melhorar os números, pois os padrões de consumo estão cada vez mais exigentes, e muitas empresas perdem grande parcela de seus usuários simplesmente por não estar de acordo com os padrões vigentes da sociedade.
Na verdade os prejuízos, vão muito além dos consumidores, mas os colaboradores também estão cada vez mais exigentes, principalmente os millennials, que buscam sempre fazer parte de uma organização que possua um bom propósito da empresa, que esteja de acordo com o que ele acredita.
Sendo assim, apenas pelo fato de não possuir um objetivo, as empresas ficam cada vez mais para trás, perdendo bons e focados colaboradores e grande parcela de seus consumidores.
Um estudo recente realizado pela empresa de consultoria Korn Ferry, mostrou que os negócios com um propósito da empresa possuem maiores taxas de engajamento, principalmente se seu objetivo for público e os colaboradores participarem do processo, como resultado o crescimento destas empresas chegam a ser 3 vezes maior que as demais concorrentes sem propósito da empresa.
Este problema se torna cada vez mais crítico em momentos em que as empresas não conseguem implementar a mudança de pensamento e objetivo social, onde a liderança não possui a capacidade de transmitir para todos seus colaboradores o propósito da empresa, e nem tem a habilidade necessária para transmitir para os seus clientes.
O que é um enorme problema atual, pois todos negócios precisam para ontem definir seu propósito da empresa além dos econômicos, e a cada dia que se passe e esta mentalidade não é implementada elas perdem mais e mais colaboradores e se tornam no longo prazo economicamente inviável.
A forma como se faz economia e negócios do futuro já chegou e ela necessita de um propósito, pois é inteiramente pautada na construção de valor, em que corporações precisam transmitir a sua parte na luta pelo bem comum.
Como funciona o propósito da empresa
Todas as empresas de sucesso começam da mesma forma, com o objetivo de resolver uma dor ou problema de seu consumidor.
E é isso o que move a corporação, pois ela possui uma solução para algo. Ao menos esta é a forma antiga de fazer negócio, todos indicadores mostram que resolver algo é realmente o começo do empreendimento, porém, não é o suficiente para manter o negócio funcionando no longo prazo. Mas com a simples atitude de adicionar um propósito nesta equação já é o suficiente para fazer as coisas funcionarem.
Um propósito com certa relevância para o bem da sociedade faz com que os colaboradores se mobilizem e trabalhem em busca do objetivo de uma forma que somente o lucro não o faz.
Exemplos de propósitos organizacionais
O processo para definir um foco da empresa não é nada simples, ele pode ser muito variado, das mais diversas esferas da vida, um propósito da empresa do ramo social, onde visa diminuir a desigualdade econômica, ou então a favor das minorias, ou inclusão dos marginalizados.
Até mesmo objetivos mais gerais como meio ambiente, em que a empresa se compromete a adotar práticas sustentáveis ou então apoia organizações sem fins lucrativos que cuidam dessa parte.
As possibilidades são infinitas, porém, você como gestor deve sempre buscar por um propósito que motive seus colaboradores e que esteja de acordo com o que sua empresa faz.
Por isso, segue alguns exemplos básicos de causas que podem ajudar muito na hora de escolher o propósito da empresa:
- Internet – Conectam as pessoas;
- Alimentação – Leva nutrição para as pessoas;
- Saúde – Cuidamos das pessoas de forma prática;
- Financeiro – Mudamos a qualidade de vida das pessoas.
Todos os propósitos precisam passar pela liderança para serem definidos, e estes são os pilares para definir o propósito da empresa, de forma que se forem utilizados da maneira correta, vão surtir o efeito necessário para motivar e conquistar novos clientes.
Mas para que isso aconteça é necessário atender os seguintes requisitos:
- Atender a fatores sociais;
- Reforce a cultura da empresa;
- Transmita para o colaborador ou cliente o objetivo e razão de existir da empresa;
- Despertar a inspiração em seus colaboradores;
- Servir como um significado para todos;
- Facilmente compreendido;
- Ser simples para que nenhum colaborador o esqueça e o tenha na ponta da língua.
Para que o propósito da empresa seja realmente efetivo ele deve atender todos os quesitos acima, e a liderança da empresa deve estar toda envolvida no processo de criação e elaboração, desta forma você vai estar garantido que todas as áreas e colaboradores serão afetados e representados.
A Partir deste ponto, é hora de fazer com que o foco seja enraizado na cultura e na forma de agir dentro da empresa, para que até mesmo as mais simples das ações seja voltada para pavimentar o caminho em busca do objetivo final.
Para conseguir estabelecer uma liderança precisa e focada, é necessário mais do que um bom propósito da empresa, por isso, não deixe de conferir nosso artigo sobre as lições de liderança com Bill Gates, um dos maiores gestores do mundo.