Você sabe quais são as principais soft skills que um bom líder deve ter? Aqui nesse artigo vamos elucidar o que são soft skills e em quais principais soft skills você deve focar para melhorar as suas habilidades de liderança.
Cada vez mais as empresas têm se preocupado não só com as habilidades técnicas que os seus funcionários possuem como também com as habilidades de comunicação e inteligência emocional.
Se antes bastava você fazer um bom trabalho técnico para subir de cargo e conseguir a admiração dos superiores, hoje é necessário que você saiba, além do seu trabalho técnico, como trabalhar em grupo e como lidar com os seus sentimentos e é justamente sobre isso o nosso artigo de hoje.
O que são soft skills
Soft skills são qualidades que não dependem de habilidades técnicas. Podemos citar como exemplo o senso comum, também conhecido como “bom senso” e também as capacidades de socialização e de controlar as próprias emoções.
As soft skills têm tudo a ver com inteligência emocional, que é um assunto já bastante abordado aqui no site.
E elas são especialmente importantes quando estamos falando em cargos de liderança. Isso porque é importante que os líderes consigam manter a equipe motivada, tomar decisões sobre processos levando em consideração tanto o que é bom para empresa quanto para sua equipe e também garantir uma boa produtividade e performance de todo o time.
Sendo assim, vamos abordar quais são as 10 principais soft skills que um bom líder precisa ter .
Principais soft skills para liderança
Como já dissemos antes, as soft skills são muito importantes para os cargos de liderança. Existem centenas de soft skills que podem ser aprimoradas e que podem te levar a ser um líder melhor, porém, vamos focar hoje no que consideramos que são as principais soft skills para um bom líder.
Comunicação
A comunicação é uma das principais soft skills, e não é para menos. Sem ela não conseguimos implantar praticamente mais nenhuma das soft skills necessárias.
A comunicação é importante pois é ela que vai fazer com que os seus subordinados consigam entender e seguir o que você pediu.
Empatia
A empatia também é uma das principais soft skills pois ela te permite se colocar no lugar do outro e entender como você pode ajudá-lo.
Sendo um líder, é importante que você seja empático com todos os seus funcionários e consiga entender como cada um deles se sente. Dessa forma você consegue ajudá-los melhor e direcioná-los de acordo com o que você precisa que seja feito.
Aprenda a delegar
Aprender a delegar é uma das tarefas mais difíceis. É preciso que você entenda que cada um tem seu ritmo de execução das tarefas e que cada um vai fazer a tarefa de um jeito, mas que no fim, o que importa é que a atividade tenha sido concluída de forma satisfatória.
Aprender a delegar consiste em entender que a empresa precisa de todos os tipos de funcionários e habilidades e não é só porque a tarefa não foi feita como você faria, que ela está errada.
Adaptabilidade
As empresas estão cada dia mais dinâmicas. As necessidades que eram percebidas no mercado 2 ou 3 meses atrás podem não ser mais necessárias hoje. Por isso, um bom líder precisa ter a adaptabilidade como uma das suas principais soft skills. É necessário que você aprenda a se adaptar e a como mostrar a necessidade de adaptação para os seus liderados também.
Além disso, a adaptabilidade também é útil em momentos em que é necessário se adaptar a culturas diferentes ou pessoas diferentes dentro da equipe.
Saiba trabalhar em equipe
Aqui o conceito de trabalhar em equipe se estende para aprender também como ajudar as outras pessoas a trabalhar em equipe.
É importante que toda a sua equipe se veja como uma grande família e que eles consigam se dar bem entre eles, já que isso impacta diretamente na qualidade do trabalho que será realizado.
Motivação
Existem 2 tipos de motivação, a motivação intrínseca e a motivação extrínseca. A motivação intrínseca é aquela que vem de dentro e que não é necessário fazer nada para que ela apareça. Já a motivação extrínseca pode ser desenvolvida e despertada.
Aprender a se manter motivado e a como motivar a sua equipe é uma ótima soft skill a ser desenvolvida.
Habilidades de Análise
Se você está no comando de uma equipe, com certeza você tem muito o que analisar, o que torna as suas capacidades analíticas uma das principais soft skills a serem desenvolvidas. Através da habilidade de análise você consegue analisar processos, operações e como a sua equipe está se saindo de forma geral.
Integridade
Existem muitas soft skills que impactam diretamente em como seus liderados te veem e isso impacta diretamente na moral de toda a equipe e em como eles se sentem em relação ao trabalho. Sendo um líder íntegro, eles se sentem mais seguros em relação ao trabalho como um todo.
Capacidade de Mentorear
Ser capaz de ajudar os outros a aprender novas habilidades e também a aprender o que precisa ser feito dentro da empresa é uma soft skill e tanto. Você precisa aprender a ser didático e a ensinar sua equipe da melhor forma possível, para poder ensinar a executar as tarefas da forma exata como você precisa que elas sejam executadas.
Criatividade
Os problemas sempre insistem em aparecer. E você, como líder, precisa sempre encontrar caminhos para solucioná-los. Ser criativo e buscar soluções onde muitas vezes ninguém enxerga é uma habilidade e tanto e que pode ser desenvolvida como uma das suas principais soft skills e com certeza irão te ajudar a liderar melhor.
Agora você já sabe quais são as principais soft skills que um líder deve ter e se quiser complementar os seus conhecimentos, uma boa dica é investir na sua inteligência emocional. Clique aqui e veja o que escrevemos sobre esse assunto.