Criar um Sorteio com a Função ESCOLHERLINS no Excel 365

Criar um Sorteio com a Função ESCOLHERLINS no Excel 365

Antes de mais nada, através do tutorial de hoje você aprenderá como criar sorteio no Excel utilizando a função ESCOLHERLINS disponível no Excel versão 365. Criar sorteios em planilhas do Excel é bem comum e existe várias possibilidades de sortear nomes de uma coluna e também números.

Entretanto, iremos criar um sorteio com a nova função do Excel 365, função ESCOLHERLINS e também vamos incluir outras funções que ajudarão a complementar o resultado final do sorteio.

Confira as sintaxes da função ESCOLHERLINS  e aprenda usá-la e nosso tutorial de como Usar a Função ESCOLHERLINS no Excel 365.

Veja também as outras funções complementares:

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Criar um Sorteio com a Função ESCOLHERLINS no Excel 365

Primeiramente perceba a seguir que temos algumas letras da coluna “B”, e ao lado direito a célula “D4” onde ficará nosso resultado:

Criar Sorteio no Excel

Contudo, vamos criar um sorteio de letras do alfabeto. Porém, ao pressionar a tecla F9 as letras serão sorteadas na célula “D4”.

Antes de tudo, vejamos o resultado final da fórmula completa:

Criar Sorteio no Excel, fórmula

O que estamos vendo acima, é nossa fórmula final que realiza todo o sorteio da coluna de letras.

Para ser mais ágil e resumirmos, vamos explicar por parte cada trecho da fórmula:

  • ESCOLHERLINS(B4:B16 : Nesse trecho, selecionamos a coluna que será sorteada;
  • ALEATÓRIOENTRE(1 : Aqui a função ALEATÓRIOENTRE, realiza um sorteio dos números das linhas começando de 1;
  • CONT.VALORES(B4:B16))): E por fim, esse sorteio terminará no total de valores contados com a função CONT.VALORES, essa função conta todas as letras da coluna “B”.

No entanto, você pode usar essa mesma fórmula para aplicação de outros métodos. A única atenção que devemos ter, é na seleção dos intervalos da coluna, então caso sua coluna de dados esteja em outro local da planilha, apenas altere a seleção correspondente.


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados Ao Excel: