Qual é a Diferença entre Comunicação Síncrona e Assíncrona e como Usá-las?

Qual é a Diferença entre Comunicação Síncrona e Assíncrona e como Usá-las?

A comunicação é a base de qualquer uma das relações interpessoais, seja no trabalho, estudo, socialização e muito mais, não é exagero nenhum falar que nós só chegamos a este patamar que nos encontramos por conta da comunicação síncrona e assíncrona.

O ser humano é um animal social, onde o individualismo quase não possui espaço, não é à toa que dominamos ecossistemas antes intocáveis e completamente inóspitos, e isso é possível não somente com colaboração, mas principalmente com a comunicação entre os indivíduos.

Chega a ser estranho olhar por este ponto de vista, visto que há mais de 50 anos estávamos na lua. Como sociedade, planejamos ir a outros planetas, e isso só foi possível por conta de algo tão comum que chega a ser bobo, a comunicação.

Se trouxermos este pilar da nossa vida para os dias atuais, um dos ambientes que mais necessita de todo o cuidado do mundo em relação a nossa comunicação é o meio profissional.

Falar que todo cuidado é pouco não é exagero, pois esse sempre foi um dos maiores desafios das organizações, com muito empenho e atenção em o que é dito, na forma que é dito, entonação e até mesmo o momento em que a comunicação síncrona e assíncrona acontece.

Com isso, um simples erro de comunicação pode ocasionar grandes perdas para qualquer empresa e corporação, seja de tempo, dinheiro, profissionais, ocasionando um retrabalho, investimento de tempo em atividades desnecessárias, desgastes na equipe e muito mais.

Se for colocar no papel todos os efeitos negativos que uma comunicação ruim pode fazer a uma empresa, vamos passar horas apenas falando disso.

E como se não bastasse a comunicação síncrona e assíncrona serem tão desafiadoras, ainda temos um grande fator externo que piora consideravelmente a comunicação das pessoas dentro dos processos internos de uma empresa, a pandemia e o trabalho remoto, o que obrigou a haver ainda mais processos e métodos para se comunicar de forma precisa e diminuindo as chances de haver um eco na comunicação.

Mesmo com a retomada das atividades normais, ainda assim, a comunicação foi completamente reformulada para se encaixar na possibilidade de haver a partir de agora trabalhadores em tempo integral que exercem as suas funções de forma remota, o que faz ainda mais que haja completado entendimento de como funciona a comunicação síncrona e assíncrona.

Se você é uma pessoa empenhada em melhorar os seus resultados melhorar os seus laços dentro do ambiente profissional ou então um gestor querendo atualizar os seus processos, veio ao lugar correto, este artigo tem o objetivo de te explicar tudo sobre comunicação síncrona e assíncrona o que é e como aplicar para melhorar todo o seu ambiente comum.

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Comunicação Síncrona e Assíncrona o que é?

De forma bem resumida uma comunicação síncrona é aquela que acontece de forma instantânea, ou seja, a mensagem é transmitida e recebida em tempo real sendo assim as respostas e reações acontecem ao mesmo tempo.

Enquanto as comunicações assíncronas ocorrem como o nome já diz, sem sincronismo. Exemplos de comunicação síncrona e assíncrona respectivamente:

Síncrona:

  • Ligação;
  • Vídeo chamada;
  • Uma conversa presencial;
  • Reunião.

Assíncrona:

  • Mensagem de texto;
  • E-mail.

Qual a melhor forma de comunicação?

Entendendo a diferença entre os dois métodos é normal pensar que a comunicação A é melhor que a B ou vice-versa, mas felizmente essa ciência não é exata, e há espaço para estes dois métodos, sendo que comportam uma ampla gama de formas e meios de contato.

Por mais que você possua o seu método favorito e tenha uma inclinação a preferir este, vamos a um rápido exercício de imaginação para compreender:

Imagine que você passe o dia todo em reuniões, alinhando pontos, conversando, debatendo e fazendo o que mais ocorre neste método de comunicação.

Pode até parecer que teve um dia cheio e fez mil coisas, mas se for olhar a fundo, o seu dia não foi produtivo, foi 100% teórico e você não pôs nada em prática, logo, o dia não foi bom.

Sendo assim, a comunicação síncrona e assíncrona difere neste ponto, mas mesmo que tivesse passado o dia todo apenas produzindo e se comunicando por e-mails, ainda assim perderia coisas urgentes e informações importantes.

Ou seja, seria igualmente incompleto, com a melhor forma de se comunicar sendo o equilíbrio entre a comunicação síncrona e assíncrona, sabendo dosar os momentos e quais informações devem ser passadas em reuniões, quais são os feedbacks que podem ser passados por e-mails, para serem lidos no outro dia e assim por diante.

Com isso o desafio passa a ser deixar com que a autonomia de cada um dos colaboradores se alinhe com o foco da empresa.

Uma das melhores formas de melhorar a comunicação síncrona e assíncrona na empresa é desenvolvendo as habilidades de comunicação de cada indivíduo, por isso, confira este artigo sobre por que desenvolver as soft skills dos colaboradores.