Contexto de Linha e Contexto de Filtro Power BI

Contexto de Linha e Contexto de Filtro Power BI

Primeiramente, algo que muitos devem concordar é que, infelizmente, muita gente não dá valor a teoria. Gostam bastante da prática. Por outro lado, conhecer a teoria das coisas que fazemos é muito importante. Justamente por isto, lhe convido a conhecer a diferença entre o Contexto de Linha e Contexto de Filtro Power BI.

Contexto de Linha e Contexto de Filtro Power BI

Entender os contextos de linha e filtro no Power BI vai ser algo muito importante para quem estar buscando galgar lugar altos neste meio.

Por mais que sejam informações teóricas são algo que colocamos em prática em todos os projetos que realizamos em Power BI.

Portanto, leia com atenção para que não perca nenhum detalhes destas informações.

Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receba Aulas Gratuitas de Power BI

Preencha abaixo para receber conteúdos gratuitos de Power BI!

Seu email está SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br

Contexto de Linha

O contexto de linha é quando utilizamos a coluna como um todo para realizarmos um cálculo usando funções DAX. Nesse sentido, não nos preocupamos em informar uma linha específica, mas o campo como um todo.

É bem comum o contexto de linha ser utilizado quando criamos uma coluna calculada:

base de valores Sendo assim, bem simplista para que você possa entender sem dificuldade, portanto, note que temos uma coluna com o Valor Total. Esta coluna é o resultado da multiplicação linha por linha dos campos Quantidade por Valor Unitário:

Entretanto, como falamos anteriormente é muito comum utilizamos colunas calculas para este tipo de contexto. Todavia, é possível utilizar medidas, porém com funções integrantes.

Contexto de Filtro

Este é um modelo bastante utilizado. Notabiliza-se pelo fato de, ao aplicarmos filtros, os valores moldam-se para aquele filtro.

Na grande maioria das medidas, é este o contexto utilizado. Isto é, ao fazer uma medida você obtém um determinado valor:

Contexto de Linha e Contexto de Filtro Power BI na medida

Posteriormente, ao aplicar um filtro o valor desta medida é automaticamente modificado:

Filtro para Contexto de Linha e Contexto de Filtro Power BI

Conclusão: Contexto de Linha e Contexto de Filtro Power BI

Espero que tenha gostado desta aula teórica e prática de Power BI, principalmente que estes entendimentos são muito úteis para o desenvolvimento de suas atividades neste software.

 

Curso de Power BI Online para Iniciantes

Por fim, se você está querendo aprender Power BI do Zero, temos uma ótima notícia! Pois, este curso foi desenvolvido totalmente para você absolutamente do zero no Power BI. Com ele, você terá uma base realmente sólida para poder dominar a ferramenta, então clique no link abaixo e conheça mais.

curso-power-pi

Veja aulas demonstrativas do Curso de Power BI ➜

Posts Relacionados ao Power BI