Deixar Segmentação de Dados transparente no Excel

Deixar Segmentação de Dados transparente no Excel deixa seu Dashboard muito mais bonito e elegante, pois além de uma boa funcionalidade devemos prestar bastante atenção ao design de nosso projeto.

Nós não temos necessariamente um estilo de segmentação de Dados com fundo transparente, no entanto, podemos utilizar um bom “truque” que nos possibilitará obter este resultado.

Planilha desta aula disponível para download

Donwload da Planilha de Excel

Em nossa planilha, observe, que já temos um Dashboard bem simples criado somente para esta aula. Não vamos falar sobre ele, pois nosso objetivo é deixar Segmentação de Dados transparente no Excel e não formatar Dashboard.

Aprenda a criar uma Dashboard em 3 minutos.

Veja que o menu onde vamos colocar nossa Segmentação de Dados tem a cor de fundo: Cinza -25%, Plano de fundo 2.

É esta cor que usaremos para deixar Segmentação de Dados transparente no Excel.

Clique na segmentação desejada, vá na Guia Opções e clique com o botão direito do mouse sobre um dos estilos e escolha a opção: Duplicar.

A janela Modificar Estilo de Segmentação de Dados será aberta. Nela, marque a opção Segmentação de Dados Inteira e clique em Formatar.

Obs.: Se estiver fazendo da linha do tempo escolha Linha do Tempo Inteira.

Na aba Preenchimento, como não temos a opção sem cor ou transparente, devemos escolher a mesma cor que escolhemos para o fundo do menu: Cinza -25%, Plano de fundo 2.

Na aba Borda vamos deixar sem nenhuma borda:

Além de deixar Segmentação de Dados transparente no Excel vamos modificar a fonte da segmentação.

Para isto, volte para a aba Fonte. Agora, formate segundo a sua vontade: Fonte, cor da fonte, Estilo e tamanho da Fonte.

Agora, clique em OK.

Clique na setinha Mais do Estilos de Segmentação de Dados e em Personalizada estará a segmentação que você modificou. Clique sobre ela:

Veja se era realmente este o resultado esperado:

Gostou?

Deixe sua opinião nos comentários.

Planos Corporativos - Curso de Excel para empresas

Veja Também:

Deixe seu comentário