Proatividade no trabalho é uma das frases e termos mais falados no mundo dos negócios ultimamente, principalmente considerando seus impactos em um ambiente coletivo, fazendo dela uma das qualidades mais visadas por todas as empresas em seus colaboradores, valendo muito a pena ser investida, uma vez que os retornos são quase certos.
Proatividade no Trabalho: Saiba Como Desenvolver a Sua
Antes de mais nada, a proatividade na prática consiste em uma pequena quantidade de atitudes, simples de serem implementadas na rotina de uma pessoa ou setor da empresa.
Dentro de uma corporação nos dias atuais, não há espaço para o individualismo e segregação, é necessário que todas as pessoas envolvidas saibam que estão em suas posições com o foco no bem comum, ou seja, um problema pode até parecer que não é seu, ou que não cabe a você solucioná-lo.
Parando para analisar, pode até soar que você não tem nada a ver com este problema, mas em um ambiente coletivo como uma empresa, é claro que não pode ter efeito algum sobre você no momento.
Porém, se não for solucionado, em pouco tempo vai começar a te prejudicar. Sua função e resultados podem ser completamente comprometidos por fatores externos.
Mesmo em um cenário como este, a proatividade no trabalho ainda não está presente, pois ajudar a solucionar um problema pensando nos prejuízos futuros que poderá ter, não é proatividade.
A proatividade no trabalho pode ser explicada como a capacidade de tomar atitudes e ter o comprometimento com o funcionamento da instituição, a ponto de assumir para si responsabilidades que não possui, pensando no desenvolvimento e funcionamento da empresa.
Ou seja, colaborar com os demais colegas de trabalho, solucionando e ajudando a todos, identificando problemas e possíveis desafios antes mesmo de que as pessoas se deem conta, pensando no bem coletivo e colaboração sem que haja uma ordem ou exigência exterior.
Ir além de sua função e assumir responsabilidades são qualidades absurdas, que em pouco tempo são notadas pelos superiores e conferem a qualquer profissional uma boa capacidade, sendo muito bem visto, e com a possibilidade de ascensão na carreira.
Por isso, se está em busca de crescer dentro de uma empresa, ser notado ou então causar boa impressão no chefe ou superiores, o melhor caminho para isso é sabendo como desenvolver a sua proatividade no trabalho, pensando no bem coletivo e na autopromoção.
Proatividade no trabalho e a liberdade
Para trabalhar em um ambiente no qual seja possível desenvolver a sua proatividade, é preciso que, antes de mais nada, tenha liberdade.
Em uma empresa com processos internos e métodos completamente engessados no qual o profissional não possui autonomia para decidir por seus métodos, não é possível aplicar a proatividade no trabalho, uma vez que é somente uma peça na engrenagem.
Sendo assim, para aplicar a proatividade é necessário que esteja em um negócio que não te restrinja, pelo contrário, encoraja a sua liberdade de decisão e escolhas com responsabilidades.
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O tal do sentimento de “dono”
Aliado com a proatividade que é uma Soft Skill do trabalho muito visada, está também uma outra capacidade que as empresas visam sempre criar em seus funcionários, que é o sentimento de dono.
Este sentimento, em outras palavras, é o sentimento de intraempreendedorismo, que nada mais é do que cada pessoa ser realmente dona de suas responsabilidades, com liberdade de escolha, decisão, métodos e muito mais, contanto que assuma as consequências.
Em um ambiente de trabalho tradicional, com ordens verticais e imposições de trabalho, a proatividade é um sonho distante. Já em um negócio livre, a proatividade no trabalho passa a ser algo corriqueiro, mas acima de tudo, em uma empresa que nutre o sentimento de dono, a proatividade e liderança são uma rotina no trabalho.
Note como nos cenários citados, é a cultura da empresa que dita a proatividade no trabalho dos colaboradores, por isso, entenda esses limites e vantagens para poder, de fato, possuir uma grande vantagem sendo proativo nos momentos corretos.
Aplique a proatividade
Essas são as melhores formas de desenvolver a proatividade no trabalho e ambiente profissional.
Analise o ambiente
Trabalhar em uma empresa atrasada no tempo, em que não há autonomia alguma é um grande problema, pois a proatividade pode ser vista como algo negativo, uma afronta aos superiores.
Antecipe problemas
A proatividade é agir antes de ser ordenado, por isso tenha sempre um olhar atento, nas dificuldades e nos problemas que podem surgir, mas principalmente saiba como investir corretamente nas soluções.
Pense no longo prazo
Ser proativo é possuir visão de futuro, por isso não se prenda apenas ao momento atual, tenha consciência de todo o contexto e onde pretende chegar no futuro, crescer profissionalmente é engrandecer muito o capital humano de uma empresa, possuir noção que quanto mais a empresa cresce, mais você cresce também.
Ser proativo é uma das qualidades que mais gera crescimento profissional em pouco tempo de prática, e para desenvolver ainda mais a sua proatividade no trabalho, não deixe de ler este artigo que contém 15 maneiras de ter um grande resultado com o intraempreendedorismo.