Função PRI.MAIÚSCULA no Excel

A função PRI.MAIÚSCULA no Excel consiste em deixar a primeira letra de cada palavra em maiúscula. Porque ela é importante? Em planilha que nós mesmo digitamos não costuma acontecer, porém é muito fácil de ocorrer quando extraímos dados de sistemas.

Sintaxe da função PRI.MAIÚSCULA no Excel

Texto: argumento obrigatório. Célula que contém o texto a ser tratado.

Planilha disponível para download

Donwload da Planilha de Excel

Vamos ao que interessa. Ajustar todas estas palavras que estão começando com letras minúsculas.

Clique na célula B2 e digite =PRI.MAIÚSCULA( e logo em seguida clique na célula A2 que contém o texto na qual desejamos tratar:

Abrindo a função PRI.MAIÚSCULA no Excel

Pronto. Veja que conseguimos deixar primeira letra da palavra maiúscula:

Agora use a alça de preenchimento para concluir o restante das palavras:

Todos de função PRI.MAIÚSCULA no Excel

Para colocar a primeira letra da palavra em maiúsculo no Excel é só isso.

Porém temos um pequeno problema. Se apagarmos nossa base de dados original veja o que acontece:

Dados apagados de função PRI.MAIÚSCULA no Excel

Viu que nosso resultado também desapareceu?

Pressione Ctrl + Z para voltarmos com nossa palavra:

Outra possibilidade é copiar e colar. Clique, portanto, na célula B2 e pressione as teclas Ctrl + C e em seguida clique na célula A2 e pressione Ctrl + V.

Veja que o resultado foi o erro #REF!. Este erro se dar devido não termos dados na célula referência:

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

O que fazer então?

Fácil de resolver. Pressione Ctrl + Z novamente para voltarmos com nossa palavra:

Clique na célula B2 e pressione as teclas Ctrl + C. agora clique na célula A2 e depois na setinha do botão colar e escolha a opção Colar Valores:

Colando valores da função PRI.MAIÚSCULA no Excel

Viu com deu certo?

Agora você pode selecionar a coluna B e apagar seus dados:

Gostou da função PRI.MAIÚSCULA no Excel?

Deixe seu comentário sobre a função.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboard? Clique na imagem abaixo:

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Posts Relacionados:

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *